ESTUDO DE CASO PARA VIABILIZAR A INSTALAÇÃO DE MICROGERAÇÃO FOTOVOLTAICA NO PROJETO “200 TELHADOS” DA CPFL EM CAMPINAS (SP).

Gláucio Roberto Tessmer Hax, Fabio Kenji Taniguchi, Rafael Moya Rodrigues Pereira, Giulianno Bolognesi Archilli, Tales Fonte Boa Souza

Resumo


A Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL) iniciou, em parceria com a Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD), o Projeto P&D ANEEL “PA 3012 – Aplicação massiva de geração distribuída em diferentes tipologias de telhados na cidade de Campinas” com o intuito de estudar os impactos que a microgeração fotovoltaica causaria às redes de distribuição elétrica em baixa tensão. Para isso, foram realizadas as instalações de 231 sistemas fotovoltaicos no distrito de Barão Geraldo, em Campinas-SP. Este documento apresenta os procedimentos para viabilizar as instalações dos sistemas Fotovoltaicos (FVs), como a metodologia de escolha dos consumidores que receberiam os sistemas, os critérios para as especificações técnicas, comissionamento e análise do desempenho de geração dos sistemas.

Palavras-chave


Energia Solar, Microgeração Fotovoltaica, Performance de Geração

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.

Desenvolvido por:

Logomarca da Lepidus Tecnologia