IMPLANTAÇÃO E AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DE DOIS GERADORES FOTOVOLTAICOS CONECTADOS DIRETAMENTE NO BARRAMENTO C.C. DO LABORATÓRIO DE SISTEMAS HÍBRIDOS/MINIRREDES (GEDAE/UFPA)

Jorge Augusto Leal Corrêa, CLAUDOMIRO FABIO DE OLIVEIRA BARBOSA, Marcos André Barros Galhardo, João Paulo Alves Veríssimo, Israel Hidai Lobato Lemos, Edinaldo Silva Pereira, João Tavares Pinho

Resumo


Este trabalho discorre sobre o processo de implantação de dois geradores fotovoltaicos conectados ao barramento de 48 Vc.c. do Laboratório de Sistemas Híbridos/Minirredes localizado no Grupo de Estudos e Desenvolvimento de Alternativas Energéticas (GEDAE). Para tanto, são descritos os principais objetivos e componentes do Laboratório. As informações do processo de montagem, instalação e comissionamento dos subsistemas introduzidos são também aqui expostas de forma sucinta. Os resultados dos ensaios operacionais mostram a produção, perdas e eficiência de cada subsistema. Avaliando-se os resultados obtidos, verifica-se alguns valores abaixo do esperado como, por exemplo, a eficiência dos controladores com valores de aproximadamente 90% (sob condições de carregamento acima de 20%) e a Performance Ratio do subsistema com valores um pouco abaixo de 80%. Sombreamentos parciais, tensão de entrada dos controladores de carga e a dispersão de parâmetros entre módulos são alguns fatores que podem justificar tais resultados.

Palavras-chave


Sistemas Fotovoltaicos, Sistemas Híbridos de Energia, Minirredes.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.

Desenvolvido por:

Logomarca da Lepidus Tecnologia