METODOLOGIA DE PLANEJAMENTO DE SISTEMA FOTOVOLTAICO INTEGRADO À EDIFICAÇÃO: ESTUDO DE CASO PARA O INSTITUTO DA PRIMEIRA INFÂNCIA (IPREDE)

Ana Carolina De Alencar Costa, Raissa Braga da Silva, PAULO C. M. CARVALHO, João Victor Furtado, Joana Cantidio M. Clemente

Resumo


O presente trabalho visa comparar e demonstrar a viabilidade financeira da geração de energia elétrica por módulos fotovoltaicos (FV) em complementação à eletricidade da concessionária local do Estado do Ceará. É avaliado o desempenho de um sistema FV hipotético conectado à rede e integrado à arquitetura do Instituto de Primeira Infância (IPREDE). São utilizados os softwares RETScreen e SketchUp, para analisar a viabilidade financeira do projeto e para auxiliar na decisão da localização dos painéis FV, respectivamente. SketchUp permite fazer a modelagem do prédio em estudo para em seguida ser realizada a análise de sombreamento. A análise de sombreamento é feita variando meses e horas para ver como se comportam as sombras no telhado do prédio. Ao final da modelagem é utilizado RETScreen, uma ferramenta didática e de fácil uso, pois com o resultado da análise financeira e da modelagem juntos é possível decidir de maneira mais precisa qual melhor caso para se escolher. No estudo, são propostos 3 casos, onde o primeiro visa atender 75% da demanda de energia elétrica do IPREDE através da geração FV, no segundo caso atender 50% da conta e por fim, o terceiro caso que pretende suprir 25% da demanda. A situação mais vantajosa para escolha é o caso 2, pois possui um tempo de retorno de capital menor do que o do caso 3, e, de acordo com a modelagem, ocupa menor área do que o caso 1, fazendo com que os painéis FV não ocupem áreas sombreadas. O caso 2 possui potência de 47,74 kWp, um custo total de R$ 294.140,00, um tempo de retorno de capital de 5,3 anos e ocupa uma área de 341 m². A eficiência da metodologia usada é comprovada ao final do estudo, pois foi possível definir o caso mais eficiente para o IPREDE.

Palavras-chave


Energia Solar, viabilidade financeira, modelagem

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.

Desenvolvido por:

Logomarca da Lepidus Tecnologia