OFICINA E INTERAÇÃO PRÁTICA COM SISTEMAS FOTOVOLTAICOS EM PERSPECTIVA CTSA PARA CAPACITAÇÃO DE GRADUANDOS DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ CAMPUS XX.

mariana araujo moraes, José Victor Bezerra Teixeira, Marilia Enelicam Elias Albuquerque, José Fernando Pereira Leal, Erick Elisson Hosana Ribeiro

Resumo


O avanço tecnológico e o aumento populacional global vêm estimulando a sociedade a explorar cada vez mais novas matrizes energéticas que garantam a sustentabilidade e estejam amparadas por legislações de preservação ambiental. Nesse sentido, há interessantes possibilidades didáticas para o ensino de ciências como, também, na formação acadêmica, possibilitando discussões mais abrangentes. Assim, a proposta deste trabalho é analisar as contribuições de uma oficina temática sobre energias renováveis para a formação acadêmica de estudantes dos cursos da Universidade do Estado do Pará, no município de Castanhal, envolvendo a construção e a análise da eficiência energética de corrente elétrica gerada por dois tipos de sistemas fotovoltaicos, placas de diodo emissor de luz e comercial, com enfoque em Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente. Os dados coletados dos sistemas fotovoltaicos e da oficina temática foram analisados com abordagens qualitativas, e quantitativas com registros em curvas de sensoriamento de corrente com monitoramento estatístico, em questionário de sondagem, e organizados em gráficos, para posteriores discussões qualitativas. Dentre as principais contribuições, foi constatado que os estudantes obtiveram melhores compreensões dos conceitos de Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente através do envolvimento no funcionamento dos sistemas fotovoltaicos, coletas de seus dados e análises comparativas desses resultados com modelos de monitoramento estatístico. Esses estudos capacitaram e qualificaram os conhecimentos científicos e tecnológicos relacionados a temática, propiciando à estudantes discussões mais pertinentes no seu meio social com enfoque na educação ambiental. Portanto, a discussão sobre as relações entre Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente mostrou a importância da interação com a comunidade acadêmica e local, motivando os estudantes a disseminar estes conhecimentos e adotar propostas de ensino de ciências no contexto temático de energias renováveis.

Palavras-chave


Energias Renováveis, Formação Acadêmica, Educação Ambiental.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.

Desenvolvido por:

Logomarca da Lepidus Tecnologia