Créditos

Caros congressistas,

Nesta sétima edição do Congresso Brasileiro de Energia Solar, quero dar as boas vindas aos participantes. Pela primeira vez o CBENS se realiza no Estado do Rio Grande do Sul. Escolhemos Gramado, esta cidade acolhedora, para sediar nosso congresso. Durante 4 dias estaremos debatendo os avanços tecnológicos, a abrangência nacional da utilização das energias renováveis, observando o estado-da-arte das pesquisas brasileiras e os resultados apresentados por pesquisadores estrangeiros que nos brindaram com suas presenças.

Esta edição do congresso é marcada pela sustentabilidade. Pela primeira vez nosso CBENS consome eletricidade que foi gerada exclusivamente por conversão fotovoltaica. A ABENS, com parcerias da DUPONT, da PHB e da MGF instalou nos telhados do Centro de Eventos da FAURGS um sistema fotovoltaico conectado à rede que já está produzindo antecipadamente a energia que irá compensar o consumo durante o evento.

Também é impactante o momento em que vivemos o desenvolvimento da Energia Solar no Brasil. Com um gigantesco potencial, a energia solar vinha sendo menos aproveitada do que se poderia esperar nos últimos anos. A conjuntura econômica mundial, combinada com o grau de desenvolvimento industrial dos componentes dos sistemas de conversão de energia solar e com a urgente necessidade de diversificar a matriz elétrica brasileira, fez com que agora seja o momento de investir com muito mais intensidade do que se via há alguns anos atrás. É um momento de inflexão para a utilização da energia solar no Brasil, o que desperta o maior interesse nos setores de inovação e desenvolvimento. Provavelmente este momento fez com que 450 trabalhos científicos e tecnológicos tenham sido submetidos, dos quais 365 foram selecionados para apresentação, que serão divididos entre sessões de apresentação oral e sessões de apresentação em forma de pôster. Em complemento a estas apresentações teremos Conferências Plenárias e Mesas Redondas para ampliar nossas discussões.

Sejam benvindos a Gramado e tenham um ótimo congresso,

Arno Krenzinger
Coordenador do VII CBENS

Desenvolvido por:

Logomarca da Lepidus Tecnologia