CONSTRUÇÃO E TESTES DE FOGÕES SOLARES COM MATERIAIS RECICLÁVEIS – ENSINO DE ENERGIA RENOVÁVEL BASEADO EM APRENDIZAGEM ATIVA

Autores

  • Emerson Torres Aguiar Gomes UFPE
  • Élida Fernanda Xavier Júlio UFRPE
  • Cluyverth William Albuquerque Pereira UFRPE - UACSA
  • William Robson do Nascimento Gouveia UFRPE
  • João Paulo dos Santos Pereira UFRPE
  • Felipe César Frazão Correia

DOI:

https://doi.org/10.59627/cbens.2020.1030

Palavras-chave:

Fogão solar, Aprendizagem ativa, Ensino de Energia

Resumo

O artigo retrata a concepção, construção e testes de fogões solares baseados em aprendizagem ativa de energia solar. O projeto foi elaborado por alunos do primeiro ano de engenharia elétrica da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) visando ampliar conhecimentos da área de sustentabilidade e engenharia de energia de forma prática. Neste contexto, foram trabalhados conceitos relacionados à aprendizagem ativa associados à fundamentação de conceitos relacionados à energia solar. O processo de ensino-aperendizagem tem como justificativa inicial o conhecimento da finitude e da, já atual, escassez de combustíveis fósseis, somada à necessidade por recursos energéticos. A geração de energia a partir de fontes não combustíveis mostra-se como o caminho por onde devem ser direcionadas as pesquisas e os esforços da comunidade acadêmica. O Brasil, mais especificamente a Região Nordeste, por ter uma localização próxima à linha do equador, apresenta características extremamente favoráveis ao uso da radiação solar como fonte de energia. O processo de ensino de energias renováveis baseaia-se em aprendizagem ativa por meio do projeto de construção de fogão solar com uso de materiais recicláveis e/ou reaproveitados por alunos do primeiro ano de engenharia eletrônica da UFRPE. Como resultado do projeto temos dois fogões solares construídos a um custo de cerca de R$130,00 cada. Um dos fogões solares construídos possibilitou fritar ovo em 5 minutos, assar carne de sol em 55 minutos e frango em 45 minutos, foi alcançada a temperatura de 230°C ao se colocar o termômetro no foco do concentrador. Os testes ocorreram em um dia de céu parcialmente nublado na cidade do Cabo de Santo Agostinho-PE.

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Publicado

2020-11-27

Edição

Seção

Mercado, economia, política e aspectos sociais - Educação e capacitação em energias renováveis