Normas de Submissão - CBENS 2024

Para submeter um trabalho, é necessário fazer ao menos sua pré-inscrição no congresso. Para isso, acesse a página de inscrição. A pré-inscrição é feita de forma gratuita e habilita a submissão de trabalhos, porém o pagamento da inscrição é obrigatório para a participação no congresso e para ter seu artigo incluído na programação.

Após a pré-inscrição você deverá ver a mensagem abaixo e receber um e-mail de confirmação. Caso não veja a mensagem abaixo e/ou não receba o e-mail, entre em contato através do e-mail cbens@abens.org.br. Não é necessário realizar o pagamento da inscrição para realizar a submissão de trabalho. Após ver a mensagem abaixo, você poderá acessar diretamente a área de submissão de trabalhos clicando no botão "SUBMISSÃO" no canto superior direito do site. Para finalizar a inscrição no congresso, você poderá retornar à página de inscrição no momento de sua preferência (respeitando os prazos informados abaixo) e realizar o pagamento clicando no botão "2ª VIA - PAGAMENTO".

 

 

Os trabalhos completos deverão ser submetidos no formato PDF até o dia 30/11/2023. Os artigos submetidos não poderão ter sido previamente publicados.

No momento da submissão uma categoria deverá ser atribuída ao artigo de acordo com a temática principal do trabalho. As categorias são:

1. Radiação Solar

 1.1. Recurso solar e meteorologia da radiação solar

 1.2. Outros dados meteorológicos aplicados a energias renováveis

 1.3. Instrumentação vinculada a medições meteorológicas

2. Conversão térmica com coletores planos

 2.1. Sistemas solares térmicos: aquecimento de água, espaço e refrigeração

 2.2. Sistemas de conversão térmica para aplicações industriais, agrícolas e outras

 2.3. Ensaios e instrumentação para análise da conversão térmica

3. Conversão térmica com concentradores

 3.1. Coletores concentradores e sistemas para conversão térmica em média/alta temperatura

 3.2. Equipamentos e sistemas de conversão heliotérmica para eletricidade

4. Conversão fotovoltaica

 4.1. Materiais e tecnologias de células para conversão fotovoltaica

 4.2. Tecnologias e ensaios de módulos fotovoltaicos

 4.3. Aspectos técnicos de sistemas fotovoltaicos instalados

 4.4. Controle e monitoramento de sistemas fotovoltaicos

 4.5. Tecnologias e ensaios de inversores e outros equipamentos de sistemas fotovoltaicos

 4.6. Concentração e rastreamento para conversão fotovoltaica

 4.7. PVT - Coletores e sistemas híbridos térmico-voltaicos: tecnologias e aplicações

5. Arquitetura e energia solar

 5.1. Aspectos arquitetônicos do uso de instalações fotovoltaicas

 5.2. Aspectos arquitetônicos do uso de instalações térmicas

 5.3. Energia solar associada ao conforto térmico em ambiente construído e arquitetura bioclimática

6. Outras fontes renováveis de energia e aplicações

 6.1. Simulação, análise, equipamentos e sistemas de conversão eólica para eletricidade

 6.2. Simulação, análise, equipamentos e sistemas de microcentrais hidrelétricas

 6.3. Caracterização, análise, equipamentos e sistemas de conversão energética da biomassa

 6.4. Marés, ondas e outras fontes renováveis

 6.5. Caracterização, análise, equipamentos e sistemas de armazenamento de energia

 6.6. Mobilidade elétrica e outros usos de energias renováveis orientados a transporte

 6.7. Caracterização, análise, equipamentos e sistemas de microrredes

 6.8. Hidrogênio verde

7. Mercado, economia, política e aspectos sociais

 7.1. Estratégias e políticas para energias renováveis

 7.2. Impactos sociais, econômicos e ambientais de energias renováveis

 7.3. Educação e capacitação em energias renováveis

Durante a submissão deverão ser anexados dois arquivos em formato PDF. O primeiro, chamado de 'TRABALHO CAPA', deverá ser o Termo de Autorização de Publicação (baixe aqui). O segundo, chamado de 'TRABALHO CORPO', deverá ser o artigo completo elaborado de acordo com o template.

O autor que fez a submissão (autor responsável) deverá estar com a inscrição confirmada no congresso até o dia 25/03/2024, sob pena do artigo ser recusado. Não há limite para coautores, e não é necessário que o autor que fez a submissão seja o primeiro autor. Caso não seja possível fazer sua inscrição até a data limite, o autor que fez a submissão poderá, também até o dia 25/03/2024, indicar outro autor já inscrito no congresso para ser o responsável pelo trabalho. Para a submissão de mais de um artigo, o autor responsável deverá efetuar o pagamento da taxa de submissão extra (entre em contato pelo e-mail cbens@abens.org.br).

Revisão

Todos os artigos serão revisados por pelo menos dois membros do Comitê Científico, e os seguintes aspectos serão considerados:

- Relevância;

- Escopo;

- Originalidade;

- Clareza e organização;

- Correção textual;

- Adequação ao template.

Os revisores irão atribuir uma nota de qualificação geral e classificar o trabalho como: ACEITÁVEL, ACEITÁVEL COM MODIFICAÇÕES ou NÃO ACEITÁVEL. Os revisores também recomendarão MANTER ou MUDAR a modalidade de apresentação escolhida pelo autor (ORAL ou PÔSTER).

A primeira resposta aos autores será enviada no dia 19/12/2023. Os trabalhos aceitos com modificações deverão ser revisados pelos autores e reenviados até o dia 23/01/2024. A resposta final para esses trabalhos será divulgada no dia 27/02/2024.

Os autores dos melhores artigos, segundo a avaliação dos revisores, serão convidados a submeter o trabalho para a Revista Brasileira de Energia Solar - RBENS.

Apresentação

Os artigos aceitos deverão obrigatoriamente ser apresentados por um dos autores para que sejam publicados nos Anais do Congresso, seguindo as orientações para a modalidade de apresentação definida para o trabalho:

Apresentações orais:

Os trabalhos aprovados na modalidade oral deverão ser apresentados em formato PowerPoint (.ppt ou .pptx) e conter o logo do congresso ao menos no primeiro slide. A apresentação terá duração total de 15 minutos, sendo 10 minutos para explanação do autor e 5 minutos para debate com o público. Os arquivos com as apresentações deverão ser entregues na sala onde ocorrerá a apresentação com antecedência mínima de 15 minutos antes do início da seção.

Apresentações em pôster:

Os trabalhos aprovados na modalidade pôster deverão ser apresentados em formato impresso* com tamanho A0 (1189 x 841 mm) e conter o logo do congresso. A seção de pôster terá duração de 60 minutos, e o autor deverá estar presente próximo ao seu pôster durante toda a seção para tirar dúvidas e debater seu trabalho com o público. Os pôsteres deverão ser fixados nos respectivos suportes pelo próprio autor impreterivelmente durante os dois primeiros dias do congresso (27 e 28 de maio de 2024). Os pôsteres deverão ser removidos, também pelo autor, após o encerramento do congresso.

* A impressão, o transporte e o descarte do pôster são de responsabilidade dos autores.