DISSEMINAÇÃO DE CONCEITOS RELACIONADOS ÀS ENERGIAS RENOVÁVEIS EM ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO EM FORTALEZA

Autores

  • João Emanuel Oliveira Leite UFC
  • Cinthya Martins Felix

DOI:

https://doi.org/10.59627/cbens.2020.1034

Palavras-chave:

Divulgação Científica, Ensino Médio, Energias Renováveis.

Resumo

A utilização de fontes renováveis, tais como o sol e o vento, para a geração de energia é uma abordagem que ganhou relevância com advento das discussões sobre o impacto dos combustíveis fósseis sobre o meio ambiente. O presente trabalho visa discorrer sobre a realização do projeto de extensão nomeado “Projeto Socioeducativo em Energias Renováveis” cujo objetivo foi promover a difusão de conhecimentos básicos sobre fontes renováveis, como o que são, quais os seus tipos e seu funcionamento básico, para alunos do Ensino Médio em escolas da rede pública de Fortaleza, bem como promover um maior reconhecimento do curso de Engenharia de Energias Renováveis da Universidade Federal do Ceará, fundado em 2010, perante a sociedade. As ações descritas neste artigo ocorreram entre os meses de julho e novembro do ano de em uma escola de ensino profissionalizante localizada no bairro Pici. Foi realizado um teste inicial para avaliar o conhecimento prévio dos alunos. Com bases nas respostas deste questionário, foi elaborada uma apresentação de cinquenta minutos sobre as energias renováveis e sobre a sua presença no Estado do Ceará. As apresentações foram realizadas com auxílio de protótipos relacionados ao conteúdo em oito turmas diferentes da escola, alcançando cerca de 200 alunos. Após essa visita, foi aplicado um segundo teste com a finalidade de averiguar a assimilação dos conteúdos por parte dos estudantes. Os resultados apontaram que os discentes obtiveram um aproveitamento médio de cerca de 60% no questionário de conceitos. Além disso, os alunos avaliaram positivamente a atividade, o que demonstra empolgação com o tema. Conclui-se que a experiência vivida pelos alunos durante o projeto consolidou a importância de trabalhar os conceitos relativos à área de energias renováveis nas escolas, uma vez que os alunos beneficiados tiveram um primeiro contato com possibilidade de cursar Engenharia de Energias Renováveis na UFC.

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Publicado

2020-11-27

Edição

Seção

Mercado, economia, política e aspectos sociais - Educação e capacitação em energias renováveis