ANÁLISE DE DESEMPENHO DO SISTEMA FOTOVOLTAICO CONECTADO À REDE DO IFAM CAMPUS MANAUS CENTRO EM SEU PRIMEIRO ANO DE OPERAÇÃO

Autores

  • Eduardo F. R. Romaneli Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Fabiano Pereira dos Santos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas
  • Gerson Máximo Tiepolo Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • José Josimar Soares Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas
  • Lucielen Nunes Barroso do Nascimento Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas

DOI:

https://doi.org/10.59627/cbens.2022.1044

Palavras-chave:

Energia Solar, Desempenho, Amazônia

Resumo

O presente artigo aborda a análise de desempenho e o monitoramento de sistema fotovoltaico conectado à rede através do cálculo dos índices de mérito e da projeção da geração de energia. O estudo foi aplicado ao sistema fotovoltaico, a mais de um ano em operação, do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM) Campus Manaus Centro. Objetivou-se calcular a Produtividade, o Performance Ratio e o Fator de Capacidade a partir dos dados reais de geração do sistema e dos dados de irradiação solar disponibilizados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Embora precedidas de previsões e projetos, as instalações de sistemas fotovoltaicos estão sujeitas à perda de performance por causas diversas. As perdas energéticas podem ocorrer por erros inerentes ao modelo de transposição, classificação dos módulos, poeira, sujeiras e outras, podendo no primeiro ano ultrapassar a 8,7%. Tais perdas interferem diretamente na energia gerada, sendo primordial o monitoramento do desempenho. Na presente análise foram coletados os dados reais de geração de energia dos primeiros doze meses de operação e simulado, por modelo implementado computacionalmente, a geração de energia do sistema em estudo. Os dados de irradiação média do período foram reunidos e convertidos para o plano dos módulos fotovoltaicos, possibilitando o cálculo dos índices de mérito. Observou-se, para uma irradiação média de 4,28 kWh/m².dia, no plano dos módulos para o primeiro ano de operação, a produtividade (Y) de 1.254,34 kWh/kWp com performance ratio (PR) de 80,29% e fator de capacidade de 14,32%. Os resultados de energia gerada no sistema real e da energia prevista por simulação computacional apresentaram disparidades significativas em meses específicos. Sugerimos em abordagens futuras a geração da curva I- V para verificar possíveis anomalias ou mal funcionamento em módulos específicos associados nos painéis da instalação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Almeida, M. P.; Zilles, R., 2012. Cálculo De Parâmetros De Desempenho Para Sistemas Fotovoltaicos Conectados À Rede. Revista Brasileira de Energia Solar, v. 3, n. 1, p. 70.

Cremasco, N. P. et al., 2021. Estudo de Sistemas Fotovoltaicos Conectados à Rede Elétrica Instalados em Goioerê - PR Através de Índices de Mérito. Proceedings of the 13th Seminar on Power Electronics and Control (SEPOC 2021). Anais...sepoc, 18 maio 2021 Disponível em: <https://repositorio.ufsm.br/handle/1/21817>

Kim, G. G. et al., 2019. Prediction Model for PV Performance with Correlation Analysis of Environmental Variables. IEEE Journal of Photovoltaics, v. 9, n. 3, p. 832–841.

Marinho, R. R.; Rivera, I. A., 2017. A precipitação estimada por satélite na Bacia do Rio Negro. v., p. 44–61.

Oliveira;, L. G. M., 2017. Avaliação de Fatores que Influenciam na Estimativa da Geração e Operação de Sistemas

Fotovoltaicos Conectados À Rede Elétrica, Tese de Doutorado, PPGEE, UFMG, Belo Horizonte.

Ren20., 2020. Renewables Global Status Report. [s.l: s.n.]. Disponível em: <https://abdn.pure.elsevier.com/en/en/researchoutput/ren21(5d1212f6-d863-45f7-8979-5f68a61e380e).html>.

REN21., 2021. Renewables 2021 Global Status Report Global Status Report for Buildings and Construction: Towards a Zero-emission, Efficient and Resilient Buildings and Construction Sector. [s.l: s.n.]. Disponível em: <https://www.ren21.net/wpcontent/uploads/2019/05/gsr_2020_full_report_en.pdf%0A http://www.ren21.net/resources/publications />.

THEVENARD, D.; PELLAND, S., 2013. Estimating the uncertainty in long-term photovoltaic yield predictions. Solar Energy, v. 91, p. 432–445.

Downloads

Publicado

2022-08-16

Edição

Seção

Anais