DESEMPENHO ENERGÉTICO DE SISTEMAS FOTOVOLTAICOS CONECTADOS À REDE LOCALIZADOS NA EUROPA E NO SUL DO BRASIL A PARTIR DE ANÁLISE MULTI-ÍNDICES

Autores

  • Eduardo da Silva Almerão Universidade Federal de Santa Catarina
  • Andriele Bratti Machado Universidade Federal de Santa Catarina
  • Letícia Toreti Scarabelot Universidade Federal de Santa Catarina
  • Giuliano Arns Rampinelli Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.59627/cbens.2022.1052

Palavras-chave:

Energia Solar, Sistemas Fotovoltaicos, Índices de Desempenho Energético

Resumo

O movimento a favor das fontes de energias renováveis vem crescendo em cenário mundial devido principalmente a acordos climáticos que visam a redução da emissão de gases nocivos a atmosfera. Entre as fontes de energia limpa, a energia solar apresenta grande crescimento tanto em cenário nacional quanto internacional. Como consequência da expansão do mercado de energia solar fotovoltaico, pesquisas e estudos que visam avaliar os impactos e desempenho desta tecnologia vem ganhando maior espaço. Uma forma de verificar o comportamento de sistemas fotovoltaicos é através da análise dos índices de desempenho, estes índices auxiliam no monitoramento e refletem as características de um sistema, como eficiência, produtividade, perdas e desempenho, além de possibilitar a comparação de sistemas fotovoltaicos independentes da sua localização e tecnologia. Este trabalho apresenta a análise dos índices de mérito a partir de dados históricos de dois sistemas localizados na Europa, nas cidades de Delft (Holanda) e Bratislava (Eslováquia), e cinco sistemas localizados no estado de Santa Catarina (Brasil), nas cidades de Araranguá, Criciúma, Meleiro, Meleiro/Sapiranga e Turvo. O objetivo deste estudo é comparar e verificar o comportamento dos sistemas fotovoltaicos localizados no Sul do Brasil, Eslováquia e Holanda, através da análise dos indicadores de desempenho. O resultado desta análise para cada sistema é apresentado no formato de gráficos de barras e linhas. Ao final deste estudo é perceptível visualizar a oscilação do fator de capacidade, índice de produtividade e índice de desempenho global de acordo com a disposição da incidência solar sobre os arranjos fotovoltaicos e a variação da temperatura durante o ano.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANEEL. “Resolução Normativa nº 687”, ANEEL, p. 24, 2015

BENEDITO, R. S. Caracterização da Geração Distribuída de Eletricidade por Meio de Sistemas Fotovoltaicos Conectados à Rede, no Brasil, sob os Aspectos Técnico, Econômico e Regulatório. Dissertação de Mestrado, USP, São Paulo, 2009.

European Comission. Introductory remarks by Commissioner Simson during the meeting with CEOs from the Solar PV industry. Disponível em: https://ec.europa.eu/commission/commissioners/2019-2024/simson/announcements/introductory-remarks-commissioner-simson-during-meeting-ceos-solar-pv-industry_en . Acesso em: 29 nov. 2021 .

European Comission. State of the Energy Union 2021: Renewables overtake fossil fuels as the EU's main power source. Disponível em: https://ec.europa.eu/commission/presscorner/detail/en/IP_21_5554. Acesso em: 29 nov. 2021.

IEA-PVPS. “Analytical Monitoring of Grid-connected Photovoltaic Systems”. St. Ursen: Report Iea-pvps T13-03:2014, 2014. 90 p

IEA-PVPS. “Analysis Of Photovoltaic Systems”. St. Ursen: Report Iea-pvps T2-01: 2000, 2000. 233 p

KORMANN, L. et al. “Desenvolvimento de Mapas de Avaliação do Desempenho de Sistemas Fotovoltaicos em Diferentes Ângulos de Inclinação e de Azimute”, ASADES, v. 18, p. 04.01-04.08, 2014.

MALFA, Enrico. ABB on Sustainable Energy Markets. Università di Brescia, 2002.

MME - MINISTÉRIO DE MINAS E ENERGIA; EMPRESA DE PESQUISA ENERGÉTICA – EPE. Plano Decenal de Expansão de Energia 2030. Brasília: MME/EPE, 2021. Disponível em: . Acesso em: 07 nov. 2021.

MARION, B. et al. Performance parameters for grid-connected PV systems. Golden - Colorado: Photovoltaic Specialists Conference, IEEE, 2005.

Rampinelli, Giuliano Arns. Estudo De Características Elétricas E Térmicas De Inversores Para Sistemas Fotovoltaicos Conectados À Rede. 2010. 285 f. Tese – Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010.

STANDARDS COMMITTEE. IEC 61724: 1998: Photovoltaic system performance monitoring - Guidelines for measurement, data exchange and analysis. London: British Standard, 1998. 20 p.

Downloads

Publicado

2022-08-16

Edição

Seção

Anais