DESENVOLVIMENTO DE TRAÇADOR DE CURVA I-V UTILIZANDO O MÉTODO DA CARGA ELETRÔNICA

Autores

  • Raquel Xavier Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco
  • Manoel Henrique de Oliveira Pedrosa Filho Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.59627/cbens.2022.1059

Palavras-chave:

Sistemas fotovoltaicos, Curva I-V, Carga eletrônica

Resumo

O setor da energia solar fotovoltaica vem se desenvolvendo a passos largos. Espera-se que os módulos fotovoltaicos durem décadas e para aferição de desempenho desses, o equipamento normalmente utilizado é o traçador de curva I-V. O artigo apresenta o desenvolvimento de um traçador de curva IV com o método da carga eletrônica. O protótipo contém um MOSFET (Transistor de Efeito de Campo) que realiza a varredura da tensão de um módulo fotovoltaico por meio da variação da diferença de potencial entre os terminais porta e fonte. Para a medição da corrente e da tensão foram utilizados respectivamente, um divisor de tensão com dois resistores e um shunt. Para a leitura dos valores analógicos foram utilizados dois conversores analógicos digitais (ADC) com resolução de 12bits. O Arduino UNO foi empregado para obter os valores de tensão e corrente e enviar para o computador, e assim obter a curva I-V dos módulos fotovoltaicos. Foram realizados diferentes testes com módulos de 50 Wp e 245 Wp. O desempenho do traçador de curva IV em sua velocidade de varredura dos dados de saída de corrente e tensão dos módulos fotovoltaicos mostrou-se funcional, os valores do dispositivo apresentaram-se similares aos valores de placas para a tensão de circuito aberto e a corrente de curto circuito. A aquisição e a transferência dos dados foram realizadas de forma precisa para a obtenção das curvas. Para validação dos ensaios utilizou-se o software PVsyst como meio comparativo entre grandezas simuladas e medidas. O traçador de curva I-V pelo método da carga eletrônica demonstrou-se promissor e eficaz. O dispositivo tem a capacidade de realizar a caracterização da curva I-V, e identificar pelo comportamento do gráfico obtido os possíveis processos que ocasionam a ineficiência do sistema, e a partir dele, elaborar diagnósticos para a instalação fotovoltaica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Araújo, A.L. P. L., Lopes, A.V., Moreira, A.B, 2018. Topologias em Traçador de curva I-V para módulos fotovoltaicos, VIII CBENS – VIII Congresso Brasileiro de Energia Solar, Gramado.

Cassini, D. A.,Oliveira, M. C.C., Soares. L.G., Viana, M.M., Lins, V. F. C., Diniz. A.S. A.C., Zilles. R., Karmerski, L.L., 2018. Avaliação experimental do desempenho da degradação de módulos fotovoltaicos de Si cristalino após 15 anos de exposição em campo, VIII CBENS – VIII Congresso Brasileiro de Energia Solar, Gramado.

Greener. 2019. Estudo estratégico marcado fotovoltaico de geração distribuída.

Infineon. 2021. Datasheet IRPF2907. Disponível em https://www.infineon.com/dgdl/Infineon-IRF2907Z-DataSheet-v01_01-EN.pdf?fileId=5546d462533600a4015355ded98f1902 Acessado em 01/10/2021.

Papageorgasa, P., Piromalis, D., Valavanisa, T., Kambasisa, S., Iliopouloua, T., Vokasa, 2015. G. A low-cost and fast PV I-V curve tracer based on an open-source platform with M2M communication capabilities for preventive monitoring. Energy Procedia, v. 74, p. 423–438.

Willoughby, A., A., Osinowo, M., O. 2018. Devenlopment of na eletronic load I-V curve tracer to investigate the impacto f Harmattan aerossol loading on PV modulo pern2tkformance in southwest Nigeria. Solar Energy, v. 166, p.171-180.

Zhu, Y., Xiao, W. 2019. A comprehensive review of topologies for photovoltaic I-V curve tracer. Solar Energy, v. 196, p.346-357.

Downloads

Publicado

2022-08-16

Edição

Seção

Anais