ANÁLISE DO POTENCIAL DE GERAÇÃO FOTOVOLTAICA USANDO METODOLOGIA BUILDING INFORMATION MODELING

Autores

  • Breno Bezerra Freitas Universidade Federal do Ceará
  • Paulo Cesar Marques de Carvalho Universidade Federal do Ceará
  • Antonio Paulo de Hollanda Cavalcante Universidade Federal do Ceará
  • Douglas Aurélio Carvalho Costa Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.59627/cbens.2022.1078

Palavras-chave:

Fotovoltaica, Geração Distribuída, BIM

Resumo

O presente artigo analisa o potencial de geração de sistemas fotovoltaicos (FV) em três edifícios da Universidade Federal do Ceará (UFC), utilizando Building InformationModeling (BIM). A pesquisa apresenta análise construtiva ede sustentabilidade, envolvendo detalhes técnicos, cálculos de dimensionamento FV, estudo de sombreamento e de atratividade financeira e comparação com uma moeda energética relacionada com créditos de carbono. O software Revit é utilizado na modelagem volumétrica dos edifícios e para os estudos de sombreamento, onde o efeito das sombras é simulado durante três momentos do dia e em quatro meses do ano igualmente espaçados. A metodologia proposta representa um novo nível na integração de projetos de engenharia, criando uma plataforma para o desenvolvimento simultâneo de detalhes construtivos e financeiros. O software RETscreen é utilizado para medir o investimento para cada edifício, o valor economizado e em quanto tempo o investimento é compensado. Assim, observa-se a possibilidade de implantar 3.612 módulos FV no Instituto de Cultura e Arte (ICA), 758no Centro de Convivência e 1.596 no Restaurante Universitário (RU). Como resultado, as unidades podem gerar 401,65 MWh, 1.913,94 MWh e 845,69 MWh respectivamente. Estima-se um retorno do investimento em seis anos: R$ 5.036.354,00 para o ICA, de R$ 1.058.318,00 para o Centro de Convivência e de R$ 2.211.902,00 para o RU. Também é realizada uma análise de crédito de carbono, resultando em 293toneladas deCO2 não libertadasna atmosfera.

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Biografia do Autor

Antonio Paulo de Hollanda Cavalcante, Universidade Federal do Ceará

Universidade Federal doCeará, Departamento de Integração Acadêmica e Tecnológica

Douglas Aurélio Carvalho Costa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, Departamento de Engenharia Elétrica

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Publicado

2022-08-16

Edição

Seção

Anais