AEROGERADORES RESIDENCIAIS MODULADOS POR CONVERSORES MATRICIAIS

Autores

  • Caique Nunes Maria Santana Universidade Federal do Pampa
  • Roberson Adriel Bergmann Ledebuhr Universidade Federal de Santa Maria
  • Fabio Luis Tomm Universidade Federal do Pampa

DOI:

https://doi.org/10.59627/cbens.2022.1099

Palavras-chave:

Energia eólica, Conversor matricial, Aerogeradores residenciais

Resumo

Os processos industriais que, alimentados por corrente alternada, necessitam de níveis específicos de tensão e fase para acionamento e controle, o que pode ser provido por conversores estáticos de potência CA/CA. A geração de energia elétrica também é um processo industrial, portanto há a necessidade da modulação de potência para entrega à rede. A energia eólica é uma das fontes de energia com amplo crescimento. Uma das razões para isso se deve a grandes melhorias na tecnologia de conversão, levando a custos mais baixos. O uso dos geradores síncronos têm apresentado crescimento nas turbinas eólicas desde o final do século XX, esta máquina gera tensão e corrente com frequências variáveis de acordo com a variação da velocidade do vento. Devido à intermitência dos ventos, faz-se necessário o controle da potência despachada à rede, convencionalmente, mediante ao conversor back-to-back. Esses conversores possuem um barramento CC, munido de um capacitor, pesado e volumoso que é substituído regularmente e isto implica em custos de manutenção. Pelas características modulares, quando um capacitor de barramento apresenta defeito, há a necessidade de substituição do conversor estático por completo. Em contrapartida, o conversor matricial (CM), como conversor CA/CA direto, sem a necessidade de capacitor de barramento, modulado por largura de pulso (PWM – Pulse Width Modulation), possui potencial para substituir a estrutura do conversor back-to-back. A ausência de um barramento CC entre a conversão CA/CA aumenta consideravelmente o tempo de vida do sistema e diminui a manutenção. Graças a este fator, apresenta-se neste trabalho uma alternativa de melhor custo-benefício, em aerogeradores residenciais. Aplicada a modulação por largura de pulso senoidal ao conversor matricial, este buscará o menor nível de tensão sobre os interruptores, visto que seu algoritmo prevê a condição de buscar o próximo pulso da entrada trifásica, acionador do driver do MOSFET para que isto se suceda. Em virtude disto, é mostrado que o conversor matricial atua de forma eficiente na modulação da potência de saída de um gerador síncrono, provendo menores perdas por chaveamento e consequentemente uma vida útil maior em comparação ao conversor back-to-back.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roberson Adriel Bergmann Ledebuhr, Universidade Federal de Santa Maria

Universidade Federal de Santa Maria, Programa de pós-graduação em Engenharia Elétrica - PPGEE

Referências

Babaei, E., 2009. Three-Phase to Single-Phase Matrix Converters: New Topology Based on New Control Method. Faculty of Electrical and Computer Engineering, University of Tabriz, Tabriz, Iran..

Balogh, L., 2017. Fundamentals of MOSFET and IGBT Gate Driver Circuits, Texas Instruments.

Bradaschia, F., 2008. Estratégia de Modulação Escalar Generalizada para Conversores Matriciais.

El-Khoury, N., Kanaan, H. Y. Mougharbel, I., 2013 A review of modulation and control strategies for matrix converters applied to PMSG based wind energy conversion systems.

Fitzgerald, A. E., Kingsley, C., Umans, S. D., 2014. Electric machinery, McGraw Hill.

Ju Cha, H., 2004. Analysis and design of matrix converters for adjustable speed drives and distributed power sources. Texas A&M University.

Lara, G. P., Boscardin, G., Mizuma, M. M., 2014. Estudo do processamento da energia proveniente de um gerador eólico de pequeno porte. 2014. 91f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Curso Superior de Engenharia Industrial Elétrica com ênfase em automação. Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba.

Nise, N. S., 2019. Engenharia de sistemas de controle, LTC.

Rashid, M. H., 1999. Eletrônica de Potência: circuitos, dispositivos e aplicações, Makron Books.

Rocha, A. C. A., 2017. Controle de um aerogerador síncrono de ímãs permanentes para extração de máxima potência da turbina.

Taib, N., Metidji, B., Rekioua, T., 2016. Matrix Converters in Wind Energy Systems.

Tawfiq, K., Abdou, A., El-Kholy, E., 2016. Application of Matrix Converter in Wind Energy System.

Zobaa, A. F., Bansal, R., 2011. Handbook of Renewable Energy Technology.

Downloads

Publicado

2022-08-16

Como Citar

Santana, C. N. M., Ledebuhr, R. A. B., & Tomm, F. L. (2022). AEROGERADORES RESIDENCIAIS MODULADOS POR CONVERSORES MATRICIAIS. Anais Congresso Brasileiro De Energia Solar - CBENS, 1–9. https://doi.org/10.59627/cbens.2022.1099

Edição

Seção

Anais