ESTIMATIVA DA PRODUÇÃO ENERGÉTICA E DE DESEMPENHO DE UM SISTEMA FOTOVOLTAICO INTEGRADO AO ANTEPROJETO DO AEROPORTO INTERNACIONAL DE FLORIANÓPOLIS

  • Ruany Dolla UFSC
  • Adrian Cipriani Chaves UFSC
  • Gustavo Xavier de Andrade Pinto UFSC
  • Helena Flávia Naspolini UFSC
  • Ricardo Rüther UFSC
Palavras-chave: Energia solar, Energia solar fotovoltaica, Simulação computacional para geração de energia fotovoltaica.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo estimar a contribuição energética e o desempenho de um sistema fotovoltaico hipotético de 2MW conectado à rede e integrado à arquitetura do anteprojeto do terminal de passageiros do aeroporto internacional de Florianópolis. Os resultados mostram que painéis solares fotovoltaicos oferecem grande potencial de aproveitamento quando integrados a edificações como aeroportos que são isolados, livres de sombreamento e com grande demanda de energia elétrica. Utilizando cinco anos de dados de irradiâncias e temperaturas ambientes medidos no local da inserção do sistema fotovoltaico, observa-se a influência da orientação e inclinação dos módulos na geração de energia. A geração acompanha as estações do ano com uma maior geração nos meses de verão onde naturalmente a demanda por energia elétrica em aeroportos em locais quentes é maior por conta da utilização de aparelhos de ar-condicionado. Com uma estimativa de produção de energia elétrica anual de 2.235 MWh, o sistema solar fotovoltaico seria capaz de suprir 87,4% do consumo do terminal de passageiros do Aeroporto Internacional de Florianópolis no ano de 2016 e 58,5% do consumo total de energia elétrica do aeroporto neste ano.
Edição
Seção
Arquitetura e Energia Solar - Aspectos arquitetônicos do uso de instalações fotovoltaicas