ESTUDO E AVALIAÇÃO DE DIFERENTES METODOLOGIAS PARA MODELAGEM MATEMÁTICA DE MÓDULOS FOTOVOLTAICOS

Autores

  • Pedro Henrique Lopes Veríssimo Universidade Federal de Minas Gerais
  • Raquel Policarpo Silveira Universidade Federal de Minas Gerais
  • Ricardo Furtado Silva Universidade Federal de Minas Gerais
  • Luís Guilherme Monteiro Oliveira Universidade Federal de Minas Gerais
  • Felipe Coura Universidade Federal de Minas Gerais
  • Thales Alexandre Carvalho Maia Universidade Federal de Minas Gerais
  • Braz de Jesus Cardoso Filho Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.59627/cbens.2022.1119

Palavras-chave:

Ferramenta Computacional, Módulos FV, Modelagem Matemática e Simulação de SFCR

Resumo

O projeto de P&D Oásis-UFMG, com objetivo de reduzir os gastos com energia elétrica, está instalando no campus Pampulha da Universidade Federal de Minas Gerais uma microrrede de energia com sistemas de geração fotovoltaica, microturbina a gás e armazenamento de energia. Dentro deste contexto está em desenvolvimento, no MATLAB® 2021a, o software PVOasis, uma ferramenta computacional de auxilio as futuras análises energéticas e diagnóstico da GDFV. Para esse desenvolvimento foi realizado um estudo de três diferentes metodologias para a modelagem de módulos fotovoltaicos, baseadas no modelo de um diodo. Todos os modelos foram implementados computacionalmente e seus respectivos desempenhos foram avaliados por meio de comparação com dados de catálogos técnicos e dados obtidos de usinas fotovoltaicas em operação. Observou-se, pelos resultados das simulações, um funcionamento condizente com a realidade, com valores que seguiram corretamente a variação de potência gerada medida no módulo em funcionamento, conforme a mudança de irradiância e temperatura de célula. O melhor resultado encontrado revelou um MAPE de 6,38% e um NRMSE de 11,00% para a potência no ponto de máxima potência, com uma influência maior da corrente sobre esse resultado, por apresentar um MAPE de 8,56% e um NRMSE de 11,09%, em comparação com os resultados de tensão, que se mostraram bem mais próximos da realidade, pelo MAPE de 3,10% e o NRMSE de 4,31%. Pelos valores positivos de MBE para a maioria dos parâmetros, as metodologias superestimaram a geração, mas ainda assim mostraram grande potencial para compor o software em desenvolvimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pedro Henrique Lopes Veríssimo, Universidade Federal de Minas Gerais

Universidade Federal de Minas Gerais, Departamento de Engenharia Elétrica

Felipe Coura, Universidade Federal de Minas Gerais

Universidade Federal de Minas Gerais, Departamento de Gestão Ambiental

Referências

Duffie, J. A., Beckman, W. A., Blair N., 2020. Solar Engineering of Thermal Processes, Photovoltaics and Wind. John Wiley & Sons, Fifth Edition.

Mermoud, A., Lejeune, T., 2010. Performance Assessment of a Simulation Model for PV Modules of any Available Technology, 25th European Photovoltaic Solar Energy Conference, München.

Brano, V. L., Orioli A., Ciulla G., Di Gangi A., 2010. An Improved Five-Parameter Model for Photovoltaic Modules, Solar Energy Materials and Solar Cells, vol. 94, no. 8, pp. 1358–1370.

Zhang, J., Hodge, B. M., Florita, A., Lu, S., Hamann, H. F., Banunarayanan, V., 2013. Metrics for Evaluating the Accuracy of Solar Power Forecasting: Preprint. Web.

Downloads

Publicado

2022-08-16

Edição

Seção

Anais