ANÁLISE DA MELHORIA DE GERAÇÃO DE ENERGIA EM UM SISTEMA SOLAR FOTOVOLTAICO EM PORTO VELHO MEDIANTE A LIMPEZA PERIÓDICA

Autores

  • Fátima Eduarda do Nascimento Morais Instituto Federal de Rondônia
  • José Diogo Forte de Oliveira Luna Instituto Federal de Rondônia
  • Lígia Silvéria Vieira da Silva Instituto Federal de Rondônia

DOI:

https://doi.org/10.59627/cbens.2022.1149

Palavras-chave:

Manutenção em sistemas fotovoltaicos, Energia Solar, Limpeza de módulos

Resumo

A energia solar tem sido muito difundida no mercado atualmente, tanto pelo fator econômico quanto pela sustentabilidade, pois se trata de uma fonte de energia renovável e que permite aos usuários dela produzirem sua própria energia, reduzindo assim o valor pago a concessionária. Porém este tipo de energia possui uma eficiência inferior se comparado a outras fontes existentes, e qualquer método que mantenha ou aumente a eficiência da geração solar fotovoltaica é benéfico para o sistema. A sujidade é um dos fatores que mais vem impactando na geração de energia solar fotovoltaica. E ainda não existe um modelo de manutenção periódica para cada região do Brasil (CARDOSO,2021). Deste modo a pesquisa consiste em realizar a limpeza periódica no sistema de geração fotovoltaica do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Rondônia, levando em consideração o clima da região e realizar comparação entre os módulos fotovoltaicos que foram limpos periodicamente e o que não foi limpo, com o intuito de verificar se há uma diferença de eficiência ocasionada pela sujidade e estabelecer um planejamento de manutenção/limpeza periódica para o sistema de geração fotovoltaica. Sendo assim é possível afirmar que a sujidade influencia na eficiência do sistema e que para a região de Porto Velho, reduzindo em aproximadamente 1% da geração do sistema. Realizar uma limpeza ao mês no verão e uma limpeza a cada dois meses no inverno é o suficiente considerando o local de instalação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fátima Eduarda do Nascimento Morais, Instituto Federal de Rondônia

Instituto Federal de Rondônia, Campus Porto Velho Calama

Referências

ANJOS, Ruben Serra dos. Análise e simulação de pontos quentes em painéis fotovoltaicos. 2016. Tese de Doutorado. Instituto Superior de Engenharia de Lisboa.

CARDOSO. A. Limpeza dos sistemas solares. Faculdade de Ciências da universidade de Lisboa, Tópicos avançados, Sistemas de energia solar, LIMPEZA DOS SISTEMAS SOLARES. 2021

COSTA, Raycam Evaristo de Oliveira et al. O uso de placas fotovoltaicas: uma revisão bibliográfica. Monografia (Bacharelado em Ciência e tecnologia). Universidade Federal Rural do Semi-Arido, Angicos – RN. 2020

CANADIAN SOLAR – datasheet – Canadian solar CS6K |260|265|270|275P – publicado em 2001. Disponível em < https://sicessolar.com.br/PDF/CanadianSolar/1ModulosFotovoltaicos/1.Modulo60cells/Standardpoly-Si/canadian_solar-datasheet-CS6K-P-v5.531en.pdf >. Acesso em 25 fev. 2022

CRESESB [Centro de Referência Para as Energias Solar e Eólica Sérgio de S.Brito]. Potência solar – SUNDATA- 2022. Disponível em: <https://cresesb.cepel.br/index.php?section=sundata>. Acesso em 25 fev. 2022.

DUARTE, M.H.C, BRANDÃO, L. CARDOSO, V.L.M, SANTOS, W.P. EFICIÊNCIA DAS PLACAS FOTOVOLTAICAS RELACIONADO A LIMPEZA. 2017.

FISCH, Gilberto; MARENGO, José A.; NOBRE, Carlos A. Uma revisão geral sobre o clima da Amazônia. Acta amazônica, v. 28, n. 2, p. 101-101, 1998.

GAIO, João Nicolau; CAMPOS, Kleverson Moisés Apolinário. Determinação do tempo ótimo para limpeza de painéis fotovoltaicos para obtenção da melhor produtividade: estudo de caso dos SFVCR´ s implantados na UTFPR. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

GEBERT, Alice; MULLER, Rafaela; CASAGRANDE, Deise. ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA. Feira Regional de Matemática, v. 1, n. 1, 2017.

MACHADO, Carolina T.; MIRANDA, Fabio S. Energia Solar Fotovoltaica: uma breve revisão. Revista virtual de química, v. 7, n. 1, p. 126-143, 2015.

PEREIRA E. B; MARTINS F. R; GONÇALVES A. R; LIMA, F. J. L; RUTHER, R; ABREU, S. L; TIEPOLO, G. M; PEREIRA, S. V; SOUZA, J. G. Atlas Brasileiro de Energia Solar. São José dos Campos – Brasil. 2ª Edição, 2017.

QUINELATO, David DD et al. PROJETO DE UM ESTIMADOR DE PERDAS POR SUJIDADE EM MÓDULOS FOTOVOLTAICOS UTILIZANDO MODELO PREDITIVO.

SEMDESTUR [Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho], A CIDADE, escrito por Abnael Machado de Lima. 2021.

TRIX SOLAR – como funciona – Site de vendas TRIX SOLAR. Disponível em < http://www.trixsolar.com.br/como-funciona>. Acesso em 25 fev. 2022.

Downloads

Publicado

2022-08-16

Edição

Seção

Anais