ESTUDO DE SOLUÇÕES INTEGRADAS DE GERAÇÃO DISTRIBUÍDA, ARMAZENAMENTO DE ENERGIA E VEÍCULOS ELÉTRICOS
DOI:
https://doi.org/10.59627/cbens.2022.1152Palavras-chave:
Geração Distribuída, Armazenamento de Energia, Veículos ElétricosResumo
O consumo de energia elétrica e de combustíveis fósseis estão em constante crescimento, acarretando danos ambientais. Desse modo, para alcançar um desenvolvimento sustentável novas soluções devem ser buscadas. Neste artigo é proposta a integração de sistemas fotovoltaicos de geração distribuída, armazenamento de energia e veículos elétricos como uma alternativa para reduzir o consumo de energia da rede elétrica. Os objetivos são simular e analisar a variação do consumo e faturamento de energia elétrica de uma unidade consumidora residencial real atendida em tensão monofásica no âmbito da tarifa branca e convencional. Assim, três cenários foram considerados, o primeiro consiste na unidade consumidora apenas conectada à rede elétrica, com sistema fotovoltaico conectado à rede (SFCR), e com SFCR com bateria integrada ao inversor com capacidade de 2, 4 e 10 kWh. O segundo cenário, contempla a adição de veículos elétricos como carga nas condições descritas no primeiro cenário. Por fim, o terceiro cenário, implementa o veículo elétrico como carga para o sistema, mas também como mecanismo de armazenamento e de gerador de energia nos horários de ponta, como proposto na tecnologia veículo para a rede. Para o primeiro cenário, os resultados apresentaram o menor valor de fatura da unidade consumidora com SFCR e bateria de 10 kWh no âmbito da tarifa branca. No segundo e terceiro cenário, a tarifa branca foi viável para todas as configurações propostas. Constata-se que a tarifa branca se tornou viável quando houve redução do consumo de energia da rede no período da noite, que são os horários de ponta e intermediário, postos tarifários mais altos na modalidade de tarifa branca.
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