ESTUDO DE VIABILIDADE ECONÔMICA DO EBUS DO LABORATÓRIO FOTOVOLTAICA UFSC

ÔNIBUS ELÉTRICO ASSOCIADO A ENERGIA SOLAR E ARMAZENAMENTO DE ENERGIA COM BATERIAS DE SEGUNDA VIDA

Autores

  • Laís Cassanta Vidotto Universidade Federal de Santa Catarina
  • Aline Kirsten Vidal de Oliveira Universidade Federal de Santa Catarina
  • Ricardo Rüther Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.59627/cbens.2022.1164

Palavras-chave:

Ônibus elétrico, Armazenamento de energia em baterias, Viabilidade econômica

Resumo

Cidades ao redor do mundo, inclusive cidades brasileiras, estão investindo cada vez mais em sistemas de mobilidade elétrica, visando reduzir o impacto do setor de transportes no aquecimento global. Desde 2017, o eBus 100% elétrico do laboratório Fotovoltaica UFSC opera em Florianópolis, associado a um sistema fotovoltaico e um sistema de armazenamento de energia com baterias (BESS) de segunda vida. O objetivo deste trabalho é avaliar a viabilidade econômica do sistema do eBus em relação à um ônibus a diesel. Para isso, foram definidos cenários com e sem BESS, com diferentes tempos de vida útil para os ônibus, e analisadas 3 taxas mínimas de atratividade. O melhor resultado mostrou um Valor Presente Líquido (VPL) positivo de R$ 776.936,30, uma Taxa Interna de Retorno (TIR) de 19,56%, e um payback descontado de 4 anos e 11 meses. Por fim, foi realizada uma análise de sensibilidade para avaliar a variação nos indicadores financeiros ao alterar aspectos chave como o custo inicial do ônibus elétrico, o preço do diesel e o preço do BESS. Os resultados da análise de sensibilidade evidenciaram que o sistema de ônibus elétrico associado a energia solar é viável economicamente e, no melhor cenário, o tempo de retorno do investimento é de pouco mais de 2 anos com uma TIR de 58,53%. De forma geral, o BESS não representou um investimento interessante nas condições de contorno estabelecidas, pois mesmo considerando a redução no custo inicial do sistema este não resultou em melhoras significativas nos indicadores comparado aos outros cenários.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALECRIM, P. E. Os caminhões e ônibus que fazem o Brasil avançar em veículos elétricos. Disponível em: <https://tecnoblog.net/490223/caminhoes-onibus-eletrico-brasil-mercedes-benz-volkswagen/>. Acesso em: ago. 2021.

ANP. Série histórica do levantamento de preços. Disponível em: <http://www.anp.gov.br/precos-e-defesa-da-concorrencia/precos/levantamento-de-precos/serie-historica-levantamento-precos>. Acesso em: ago. 2021.

BANCO CENTRAL DO BRASIL. Taxas de juros básicas – Histórico. Disponível em: <https://www.bcb.gov.br/controleinflacao/historicotaxasjuros>. Acesso em: ago. 2021.

DALLMANN, T, 2019. Benefícios de Tecnologias de Ônibus em Termos de Emissões de Poluentes do Ar e do Clima em São Paulo. p. 50.

EPE, 2020. Avaliação técnico-econômica de ônibus elétrico no brasil. Nota Técnica Epe/Dea-Dpg/See-Sdb/001/2020., p. 1–45.

GREENER, 2021. Estudo Estratégico Mercado de Armazenamento. p. 95. Disponível em: <https://www.greener.com.br/produto/estudo-estrategico-do-mercado-de-armazenamento-de-energia-no-brasil-2021/ >. Acesso em: ago. 2021.

ICCT; C40, 2020. Investing in electric bus deployment in Latin America: Overview of opportunity.

MATTES, P, 2019. Performance of a Solar powered electric Bus. May.

MDIC, 2018. Avaliação Internacional de Políticas Públicas para Eletromobilidade em Frotas Urbanas. Disponível em: <https://theicct.org/sites/default/files/publications/ICCT_Brazil-Electromobility-PT-20122018.pdf>. Acesso em: ago. 2021.

MILLER, J.; POSADA, F, 2019. Norma PROCONVE P-8 de emissões no Brasil. ICCT - The Internation Council on Clean Transportation, n. Fevereiro, p. 1–8.

SCHNEIDER, K.; SORGATO, M. J.; RÜTHER, R, 2018. Viabilidade técnica e econômica da aplicação de módulos fotovoltaicos (FV) de telureto de cádmio (cdte). VII Congresso Brasileiro de Energia Solar – Gramado, 17 a 20 de abril.

UFSC FOTOVOLTAICA. Ônibus elétrico. Disponível em: <https://fotovoltaica.ufsc.br/sistemas/fotov/blog/2017/04/24/onibus-eletrico/>. Acesso em: jul. 2021.

Downloads

Publicado

2022-08-16

Edição

Seção

Anais