PROSPECÇÃO TECNOLÓGICA DE FORNOS SOLARES PARA COCÇÃO DE ALIMENTOS ENQUANTO ALTERNATIVA DE DIMINUIÇÃO DOS IMPACTOS AMBIENTAIS GERADOS PELAS ENERGIAS POLUENTES

Autores

  • Ana Paula Pereira Tenório Universidade Estadual da Paraíba
  • Ítalo de Andrade Gomes Universidade Estadual da Paraíba
  • Valdeci Mestre da Silva Júnior Universidade Estadual da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.59627/cbens.2022.1176

Palavras-chave:

Prospecção Tecnológica, Forno Solar, Energia Solar

Resumo

O consumo cada vez mais crescente de energia, a elevação dos preços da energia elétrica e dos combustíveis fósseis, associada ao perceptível aumento da consciência ecológica mundial, tem levado a humanidade a buscar na natureza formas de transformação de energia capazes de suprir suas necessidades. Nesse panorama, a energia solar vem ganhando cada vez mais adesão em razão de sua característica inesgotável, mostrando-se eficiente e competitiva, seja por aproveitamento fotovoltaico, térmico ou arquitetônico. Assim, o presente trabalho apresenta a tabulação dos depósitos de patentes registrados nos principais bancos de propriedade intelectual, cujos objetos sejam fornos para cocção de alimentos que utilizem energia solar, bem como, expõe uma análise quantitativa a fim de discutir a difusão do produto nos diferentes países e mercados. A referida prospecção tecnológica foi pesquisada no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), no European Patent Office (Espacenet) e no United States Patent and Trademark Office (USPTO) e os depósitos de patentes foram agrupados por base nas datas de registro e na origem dos depositantes, sendo analisados nessa perspectiva. Os resultados demonstraram que essa temática se configura em um nicho de pesquisa em ascensão, dada a evolução dos pedidos de patentes nos últimos anos o que ratifica a importância da presente pesquisa e do anseio de desenvolvimento de novos fornos solares, o que pode gerar grandes frutos não apenas econômicos, mas, também, ambientais e sociais, configurando-se, portanto, como uma tecnologia social de desenvolvimento sustentável.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Amparo, K. K. S., Ribeiro, M. C. O., & Guarieiro, L. L. N., (2012). Estudo de caso utilizando mapeamento de prospecção tecnológica como principal ferramenta de busca científica. Perspectivas em Ciência da Informação, 17(4), 195-209.

Associação Caatinga, (2019). Programa de Tecnologias Sustentáveis do Projeto No Clima da Caatinga - Cartilha forno solar. Disponível em: https://www.noclimadacaatinga.org.br/publicacoes/cartilha/ Acessado: 15 dez. 2021.

Carvalho, I. C. M., (2008). A questão ambiental e a emergência de um campo de ação político pedagógico. In LOUREIRO, C. F. B. et al. Sociedade e meio ambiente a educação ambiental em debate. São Paulo: Cortez, p.53- 65.

Gomes, Í. A., (2021). Dimensionamento e Otimização de um Secador Solar de Frutas Utilizando o Método do Planejamento Experimental Fatorial. 2021, 149 p., Tese (Doutorado em Engenharia de Processos), Universidade Federal de Campina Grande - UFCG, Campina Grande-PB.

Junior, A. O. P., Soares, J. B., Oliveira, R. G., Queiroz, R. P., (2014). Indicadores energéticos para o desenvolvimento sustentável: uma análise a partir do Plano Nacional de Energia. In: Pereira, T. C. G. Energias Renováveis: políticas públicas e planejamento energético, COPEL, Curitiba-RS.

Reategui, E.; Boff, E.; Finco, M. D., (2010). Proposta de Diretrizes para Avaliação de Objetos de Aprendizagem Considerando Aspectos Pedagógicos e Técnicos. Novas Tecnologias na Educação. v. 8. n° 3.

Santos, J. W; Monteiro, L. F., (2017). Prospecção tecnológica sobre acessórios para a estabilização da coluna lombar durante o transporte manual de cargas. Brazilian Journal of Management & Innovation.v.5, n.3, Maio-Agosto, p. 173-194.

Silva, E. B.; Scoton, M. L. R. P. D.; Dias, E. M.; Pereira, S. L., (2018). Automação e Sociedade: quarta revolução industrial, um olhar para o Brasil. Rio de Janeiro-RJ: Brasport.

Silva, T. S., (2013). Estudo de um secador solar fabricado a partir de sucata de tambor de polietileno. 2013, 78 p., Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica), Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN, Natal- RN.

Downloads

Publicado

2022-08-16

Como Citar

Tenório, A. P. P., Gomes, Ítalo de A., & Silva Júnior, V. M. da. (2022). PROSPECÇÃO TECNOLÓGICA DE FORNOS SOLARES PARA COCÇÃO DE ALIMENTOS ENQUANTO ALTERNATIVA DE DIMINUIÇÃO DOS IMPACTOS AMBIENTAIS GERADOS PELAS ENERGIAS POLUENTES. Anais Congresso Brasileiro De Energia Solar - CBENS, 1–6. https://doi.org/10.59627/cbens.2022.1176

Edição

Seção

Anais