DESENVOLVIMENTO DE UM PROTÓTIPO DE SISTEMAS DE ARMAZENAMENTO EM SEGUNDA VIDA DE BATERIAS LiFePO4

Autores

  • Carlos Victor do Rêgo Brandão Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento BYD Energy do Brasil
  • Harison Franca dos Santos Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento BYD Energy do Brasil
  • Murilo Sanchez de Oliveira Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento BYD Energy do Brasil
  • Gustavo de Souza Carvalho Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento BYD Energy do Brasil

DOI:

https://doi.org/10.59627/cbens.2022.1192

Palavras-chave:

Sistemas de armazenamento de energia em baterias de LiFePO4, Baterias de segunda-vida, Veículos elétricos

Resumo

A constante busca por meios de transporte urbanos menos poluentes fez com que a eletromobilidade ganhasse espaço no cenário internacional, tornando os carros/ônibus elétricos cada vez mais populares por serem conhecidos como “eco friendly”. Um problema muito comum para esse tipo de veículo é a constante troca de sua bateria, uma vez que, para aplicações automobilísticas, recomenda-se a substituição do equipamento quando este se encontra a 80% de sua capacidade nominal. O descarte das baterias além de ser um problema ambiental, visto que os metais pesados em sua composição podem contaminar o meio ambiente, também é um gargalo no setor das montadoras de carros elétricos. Uma forma de mitigar tais riscos é a reutilização destes equipamentos. Considerando o cenário apresentado, é proposto neste trabalho a reutilização de baterias de ônibus elétricos para desenvolver um sistema elétrico com tensão nominal de 51,2 V e capacidade total de 11 kWh. Testes experimentais mostraram que é possível alimentar uma carga de 110w por 100 h contínuas reutilizando baterias de ônibus sem haver perdas significativas em sua capacidade de atingir sua tensão nominal após o experimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Casals, L. C., García, B. A., Canal, C., 2019. Second life batteries lifespan: Rest of useful life and environmental analysis, Journal of environmental management, vol. 232, n. 1, pp. 354-363.

Abdel-monem, M. et al., 2017. Lithium-ion batteries: Comprehensive technical analysis of second-life batteries for smart grid applications. 19th European Conference on Power Electronics and Applications (EPE'17 ECCE Europe.

Guarieiro, L. L. N., Vasconcellos, P. C., Solci, M. C., 2011. Poluentes atmosféricos provenientes da queima de combustíveis fósseis e biocombustíveis: uma breve revisão. Revista Virtual de Química, vol. 3, n. 5, pp. 434-445.

Baran, R., Legey, L. F. L., 2011. Veículos elétricos: história e perspectivas no Brasil. BNDES Setorial, n. 33, pp. 207-224.

Rodrigues, M., et. al., 2014. Conexão de veículos elétricos à rede de energia elétrica para recarga de baterias: Uma visão geral. Revista Eletrônica de Potência, vol. 19, n. 2, pp. 193-207.

Kamath, D., Arsenault, R., Kim, H. C., & Anctil, A., 2020. Economic and environmental feasibility of second-life lithium-ion batteries as fast-charging energy storage. Environmental Science & Technology, vol. 54, n. 11, pp. 6878-6887.

Gélio, L. G., César, F. I. G., 2022. Abastecimento de carros elétricos a partir da energia solar. revista científica acertte, vol. 2, n. 1, pp. 2150-2150.

Downloads

Publicado

2022-08-16

Edição

Seção

Anais