DESENVOLVIMENTO DE UM PROTÓTIPO DE SISTEMAS DE ARMAZENAMENTO EM SEGUNDA VIDA DE BATERIAS LiFePO4
DOI:
https://doi.org/10.59627/cbens.2022.1192Palavras-chave:
Sistemas de armazenamento de energia em baterias de LiFePO4, Baterias de segunda-vida, Veículos elétricosResumo
A constante busca por meios de transporte urbanos menos poluentes fez com que a eletromobilidade ganhasse espaço no cenário internacional, tornando os carros/ônibus elétricos cada vez mais populares por serem conhecidos como “eco friendly”. Um problema muito comum para esse tipo de veículo é a constante troca de sua bateria, uma vez que, para aplicações automobilísticas, recomenda-se a substituição do equipamento quando este se encontra a 80% de sua capacidade nominal. O descarte das baterias além de ser um problema ambiental, visto que os metais pesados em sua composição podem contaminar o meio ambiente, também é um gargalo no setor das montadoras de carros elétricos. Uma forma de mitigar tais riscos é a reutilização destes equipamentos. Considerando o cenário apresentado, é proposto neste trabalho a reutilização de baterias de ônibus elétricos para desenvolver um sistema elétrico com tensão nominal de 51,2 V e capacidade total de 11 kWh. Testes experimentais mostraram que é possível alimentar uma carga de 110w por 100 h contínuas reutilizando baterias de ônibus sem haver perdas significativas em sua capacidade de atingir sua tensão nominal após o experimento.
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