A ARTE E A CIÊNCIA DA INTEGRAÇÃO DA ENERGIA FOTOVOLTAICA NO AMBIENTE CONSTRUÍDO – PARTE 2

ESTUDO DE CASO

Autores

  • Isadora Pauli Custódio Universidade Federal de Santa Catarina
  • Ísis Portolan dos Santos Universidade Federal de Santa Maria
  • Ricardo Rüther Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.59627/cbens.2022.1194

Palavras-chave:

Integração fotovoltaica no ambiente construído, Avaliação estética, Interpretações da arquitetura

Resumo

Para explorar o máximo potencial de qualidade de integração fotovoltaica no ambiente construído, características técnicas e não-técnicas devem ser consideradas. Em relação às questões não-técnicas, é necessário que arquitetos e engenheiros saibam como a utilização de módulos fotovoltaicos em edificações pode ser interpretada a partir de teorias de percepção arquitetônica. A tradição da crítica da arquitetura fotovoltaica é objetiva e explora as características visuais das construções. Entretanto, a essência da arquitetura é o vazio do espaço o qual pessoas experimentam. Este estudo é dividido em dois artigos: Parte 1: investigação teórica e Parte 2: estudo de caso. A Parte 1 definiu as interpretações tradicionais da arquitetura fotovoltaica e propôs um método para identificar como a percepção dos sistemas fotovoltaicos influencia a experiência espacial arquitetônica. Esta é a Parte 2 do trabalho, a qual demonstra a aplicação do método a um estudo de caso, as edificações do Centro de Pesquisa e Capacitação em Energia Solar da Universidade Federal de Santa Catarina (Laboratório Fotovoltaica/UFSC). Os resultados pretendem servir de inspiração, contribuindo para a ampliação do uso de módulos fotovoltaicos como forma de expressão arquitetônica e para a redução da lacuna que existe entre cientistas e arquitetos.

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Biografia do Autor

Isadora Pauli Custódio, Universidade Federal de Santa Catarina

Universidade Federal da Santa Catarina, Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil (PPGEC/UFSC), Centro de Pesquisa e Capacitação em Energia Solar (Laboratório Fotovoltaica/UFSC)

Ísis Portolan dos Santos, Universidade Federal de Santa Maria

Universidade Federal de Santa Maria, Programa de Pós-graduação em Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo (PPGAUP/UFSM)

Ricardo Rüther, Universidade Federal de Santa Catarina

Universidade Federal da Santa Catarina, Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil (PPGEC/UFSC), Centro de Pesquisa e Capacitação em Energia Solar (Laboratório Fotovoltaica/UFSC)

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Publicado

2022-08-16

Edição

Seção

Anais