ANÁLISE DE VIABILIDADE TÉCNICA DA UTILIZAÇÃO DE BATERIAS DE SEGUNDA VIDA RETIRADAS DE VEÍCULOS ELÉTRICOS

Autores

  • Matheus Hohmann Universidade Federal de Santa Catarina
  • Aline Kirsten Vidal de Oliveira Universidade Federal de Santa Catarina
  • Ricardo Rüther Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.59627/cbens.2022.1195

Palavras-chave:

Armazenamento de Energia, Veículos Elétricos, Bateria de Segunda Vida

Resumo

Devido ao crescimento do mercado de veículos elétricos e ao alto custo e impacto ambiental das baterias de íons de lítio, o conceito de segunda vida de baterias surge como uma alternativa para diluir o alto investimento econômico e ambiental realizado. Estas baterias descartadas da eletromobilidade ainda possuem alta densidade energética, o que permite que sejam utilizadas em novas aplicações com menor estresse energético, como em conjunto com geradores solares fotovoltaicos para contornar a intermitência de geração. Visando essas novas aplicações, surge a necessidade de avaliação e caracterização destes módulos de baterias, por meio do teste de capacidade que tem como objetivo definir a capacidade residual delas. Através destes testes é possível definir a viabilidade da criação de um banco de baterias de segunda vida com as células selecionadas, bem como especificações elétricas de operação do armazenador. Este trabalho visa analisar a viabilidade técnica da utilização de baterias de segunda vida, por meio da determinação das capacidades remanescentes de baterias descartadas de veículos elétricos Nissan LEAF que operaram como taxis na cidade de São Paulo durante cinco anos. A capacidade remanescente média encontrada nas baterias utilizadas foi de 60%, considerando a capacidade original, o que demonstra ainda uma alta densidade energética para novas aplicações estacionárias e garante a viabilidade técnica. Além disso, foi observada a variabilidade das capacidades medidas, oriundas das diferentes formas de utilização dos veículos elétricos dos quais as baterias foram retiradas. A variabilidade de estado de saúde das baterias também foi observada entre módulos retirados de um mesmo veículo, devido às diferenças de temperatura a que os módulos estão sujeitos dentro do veículo. A reutilização de baterias se mostra muito promissora devido à alta densidade energética ainda disponível e pela disponibilidade cada vez maior de baterias descartadas no mercado. Porém, a correta caracterização e seleção das baterias utilizadas é fundamental para um bom funcionamento dos sistemas a serem implementados.

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Publicado

2022-08-16

Edição

Seção

Anais