COMPARATIVO TÉCNICO ENTRE BANCOS DE BATERIAS DE PRIMEIRA E SEGUNDA VIDA PARA APLICAÇÃO ON-GRID DE PORTE COMERCIAL

Autores

  • Vinícius Zago Cantú Universidade Federal de Santa Catarina
  • Aline Kirsten Vidal de Oliveira Universidade Federal de Santa Catarina
  • Marília Braga Universidade Federal de Santa Catarina
  • Matheus Hohmann Universidade Federal de Santa Catarina
  • Amanda Mendes Ferreira Gomes Universidade Federal de Santa Catarina
  • Daniel Odilio dos Santos Universidade Federal de Santa Catarina
  • Ricardo Rüther Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.59627/cbens.2022.1223

Palavras-chave:

Armazenamento de Energia, Veículos Elétricos, Bateria de Segunda Vida

Resumo

Veículos elétricos são uma tecnologia alternativa para redução das emissões na atmosfera, quando combinados com a geração de energia de fontes renováveis. Porém, após alguns anos de uso, suas baterias perdem parte da capacidade original e precisam ser substituídas. Estudos e aplicações recentes apontam a viabilidade de reuso dessas baterias após serem retiradas de veículos elétricos, aplicação conhecida como segunda vida da bateria. Esse trabalho apresenta a aplicação de segunda vida de baterias provenientes de veículos Nissan LEAF para uso em um banco de baterias de porte comercial (100kWh) e comparação com um banco de primeira vida de mesmo porte instalado no mesmo ambiente e submetido às mesmas condições. A medição de capacidade dos dois bancos foi realizada através de ensaios de carga e descarga que demonstraram que ambas foram reduzidas, devido às perdas inerentes ao sistema, como cargas auxiliares e consumo interno dos equipamentos. A capacidade real em relação à nominal do banco de segunda vida, como esperado, foi inferior ao de primeira vida, em razão de fatores como a limitação de tensão máxima e mínima de operação do banco pelo Power Conversion System (PCS), o aumento da resistência interna das células, desequilíbrio entre as células, o aumento de temperatura, entre outros. O uso de baterias de segunda vida para esse tipo de aplicação se demonstrou tecnicamente viável, porém apresenta desafios como a falta de sistemas eletrônicos de controle compatíveis no mercado e a necessidade de caracterização dos módulos para o uso de baterias com diferentes históricos em um mesmo sistema.

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Referências

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Publicado

2022-08-16

Edição

Seção

Anais