ANÁLISE DA TAXA DE SUJIDADE DE DUAS TECNOLOGIAS FV EM FLORIANÓPOLIS

Autores

  • Sabrina Rodrigues Ebert Universidade Federal de Santa Catarina
  • Marília Braga Universidade Federal de Santa Catarina
  • Aline Kirsten Vidal de Oliveira Universidade Federal de Santa Catarina
  • Ricardo Rüther Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.59627/cbens.2022.1230

Palavras-chave:

Taxa de Sujidade, Telureto de Cádmio (CdTe), Silício Multicristalino (p-Si)

Resumo

A preocupação com a performance dos sistemas fotovoltaicos (FV) cresce proporcionalmente com o avanço da tecnologia e com a necessidade de gerar energia de fontes renováveis. Entre os fatores que afetam a produção FV está a sujidade. A perda por depósito de sujeira pode comprometer diretamente o rendimento do sistema, bem como diminuir a sua vida útil. O presente estudo tem como objetivo principal analisar de forma detalhada a taxa de sujidade em duas tecnologias instaladas no laboratório Fotovoltaica-UFSC, na cidade de Florianópolis-SC, no período de agosto de 2020 a outubro de 2021. Como resultado, obtemos para a tecnologia de silício multicristalino (p-Si), uma taxa de sujidade média de 0,62%, e para a tecnologia de telureto de cádmio (CdTe), uma perda por sujeira de 1,11%, cerca de 0,49% de diferença entre as duas tecnologias. Resultados mostram ainda que o experimento foi afetado pelo início de uma obra localizada em terreno adjacente ao local de estudo, que resultou em um aumento nas taxas de sujidade de 0,86% para p-Si e 0,89% para CdTe, em relação ao período que antecedeu a obra. Por fim, ressaltamos que a taxa de sujidade para a cidade de Florianópolis é relativamente pequena comparada a resultados publicados na literatura para outras localidades do Brasil. Devemos destacar por fim, que a taxa de sujidade é afetada não apenas pelas condições climáticas, mas principalmente pelas características ambientais do local da instalação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ABSOLAR. 2021. “NE Bate Recorde Em Geração de Energia Renovável.” https://www.absolar.org.br/noticia/ne-baterecorde-em-geracao-de-energia-renovavel/ (January 10, 2022).

Araújo, Danielly Norberto, Suellen Caroline Silva Costa, Ivonne Montero Dupont, and Paulo C. M. Carvalho. 2020.

“Impactos Da Sujidade e Efeitos Da Limpeza No Desempenho de Módulos Fotovoltaicos.” Anais CBENS 2020 - VIII Congresso Brasileiro de Energia Solar.

Brasil, Governo do. 2021. “Energia Renovável Chega a Quase 50% Da Matriz Energética Brasileira.” https://www.gov.br/pt-br/noticias/energia-minerais-e-combustiveis/2021/08/energia-renovavel-chega-a-quase-50da-matriz-eletrica-brasileira-1#:~:text=Nos últimos três anos%2C o,fotovoltaica cresceu 66%25 no país (January 10, 2022).

Costa, Suellen Caroline Silva, Antonia Sonia A.C. Diniz, Vinicius Auguto C. Santana, and Lawrence Lee Kazmerski.

“Determinação Das Taxas de Sujidade Para Módulos Fotovoltaicos de Filme Fino e Silício Cristalino Instalados Em Diferentes Zonas Climáticas Brasileiras.” Anais CBENS 2020 - VIII Congresso Brasileiro de Energia Solar.

Hickel, Bernardo Meyer et al. 2016. “Análise Da Influência Do Acúmulo de Sujeira Sobre Diferentes Tecnologias de Módulos FV: Revisão e Medições de Campo.” In Anais CBENS 2016 - VI Congresso Brasileiro de Energia Solar, , 1–8.

Instituto Nacional de Meteorologia. 2022. “Banco de Dados Metereológicos.” https://bdmep.inmet.gov.br/ (January 10, 2022).

Downloads

Publicado

2022-08-16

Edição

Seção

Anais