ANÁLISE COMPARATIVA DE SISTEMAS FOTOVOLTAICOS CONECTADOS A REDE INSTALADOS EM CURITIBA COM DIFERENTES TOPOLOGIAS

Autores

  • Joel Claudiano da silva Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Jair Urbanetz Junior Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Carlos Eduardo Teixeira das Neves Universidade Tecnológica Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.59627/cbens.2022.1232

Palavras-chave:

Energia Solar Fotovoltaica, Índices de Mérito, Geração Distribuída

Resumo

A crise hídrica agravada no ano de 2020 evidenciou a dependência do Sistema Interligado Nacional de fontes de geração de energia de alto custo para suprir a demanda de energia elétrica em períodos de escassez hídrica. Os principais fatores para o aumento dos custos de energia elétrica foram o despacho de Geração Térmica e importação de Energia Elétrica da Argentina e Uruguai, segundo a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica. Este cenário promoveu um crescimento exponencial da parcela da matriz energética brasileira composta por Geração Fotovoltaica, tanto para o surgimento de fazendas Solares, quanto de sistemas comerciais ou residenciais. Este trabalho apresenta uma análise comparativa entre Sistemas Fotovoltaicos Conectados á Rede instalados na cidade de Curitiba, em locais distintos, com diferentes topologias, com inversores e módulos de diferentes características, com orientações e inclinações diversas, de acordo com a disponibilidade de áreas de telhados em cada local. Foram analisadas as projeções iniciais de geração anual e verificado o resultado obtido ao longo de um ano, buscando o aprimoramento da técnica utilizada por projetistas e integradores de sistemas fotovoltaicos, para obter uma estimativa mais assertiva possível, visando para que o dimensionamento dos sistemas obtenha o melhor resultado para a viabilidade técnica e econômica. Foram analisados os Índices de Mérito, Fator de Capacidade e Performance Ratio de sete sistemas fotovoltaicos instalados, com o objetivo de comprovar os estudos já realizados sobre o potencial de geração de energia em Curitiba, a partir da analise dos dados de geração de energia elétrica destes sistemas e dos dados de irradiação obtidos junto ao Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). A escolha do inversor e o modo de instalação dos painéis fotovoltaicos são fatores determinantes para maximizar o desempenho do sistema fotovoltaico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AGÊNCIA NACIONAL DE ENERGIA ELÉTRICA. Resolução Normativa 482 – ANEEL

http://www.aneel.gov.br/cedoc/bren2012482.pdf.

GERASOL. Sistemas Conectados à rede. http://www.gerasolbr.com.br/energia-solar.html, 2016.

NREL. Q3/Q4 2018 Solar Industry Update: NREL/PR-6A20-73234, 2019.

Disponível em: <https://www.nrel.gov/docs/fy19osti/73234.pdf>. Acesso em: 27 fev. 2019.

PINHO, João Tavares. GALDINO, Marco Antonio. Manual de Engenharia para Sistemas Fotovoltaicos. Rio de Janeiro, 2014. 530 p. RODIGUES, M. Uma Visão Topológica Sobre Sistemas Fotovoltaicos Monofásicos Conectados à Rede de Energia Elétrica – LABSEL UFJF, Minas Gerais.

URBANETZ JUNIOR, Jair. Sistemas Fotovoltaicos Conectados a Redes de Distribuição Urbanas: sua influência na qualidade da energia elétrica e análise dos parâmetros que possam afetar a conectividade. 2010. 189 p. Tese de Doutorado em Engenharia Civil – UFSC, Florianópolis – SC, 2010.

VILLALVA, M.; GRADELLA, M.; GAZOLI, J.; Energia Solar Fotovoltaica Conceitos e Aplicações. São Paulo : Érica, 2012. http://www.osetoreletrico.com.br/web/documentos/fasciculos/Ed81_fasc_energias_renovaveis_cap9.pdf

Downloads

Publicado

2022-08-16

Edição

Seção

Anais