IMPLANTAÇÃO DE SISTEMAS FOTOVOLTAICOS EM COMUNIDADES REMOTAS NO ESTADO DO AMAPÁ

A POLÍTICA PÚBLICA, DESAFIOS E POSSIBILIDADES

Autores

  • Coracy da Silva Fosenca Universidade Federal do Amapá
  • Felipe Monteiro Universidade Federal do Amapá
  • Alaan Ubaiara Brito Universidade Federal do Amapá

DOI:

https://doi.org/10.59627/cbens.2016.1254

Palavras-chave:

Políticas Públicas, Sistema Fotovoltaico, Comunidades Remotas

Resumo

Este trabalho de pesquisa analisou a política pública de revitalização de sistemas fotovoltaicos executada no âmbito do Programa Luz para Todos no estado do Amapá. Os sistemas revitalizados são os que foram instalados pelo extinto Programa de Desenvolvimento Energético nos Estados e Municípios (PRODEEM), e que se encontravam fora de operação. A pesquisa qualitativo-quantitativa foi de campo, envolvendo os órgãos responsáveis e comunidades onde tais sistemas foram instalados. Seu objetivo foi analisar o procedimento das revitalizações e elencar os desafios e as possibilidades da utilização dessa tecnologia. Na análise, verificou-se que as revitalizações foram executadas em desacordo com as orientações do PRODEEM antes de sua incorporação ao Programa Luz para Todos, onde se concluiu que se repetiram os mesmos erros do passado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Coracy da Silva Fosenca, Universidade Federal do Amapá

Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas

Referências

Eletrobrás-Eletronorte, 2013. Gerência de Obras e Apoio aos Estados Pará e Amapá. Divisão de Engenharia do Amapá. Luz para Todos no Estado do Amapá. Macapá: EPA; EPAP.

Fugimoto, S. K., 2005. A Universalização do Serviço de Energia Elétrica: Acesso e Uso Contínuo. Dissertação (Mestrado) – Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, São Paulo.

Galdino, M. A.; Lima, J. H. G, 2002. PRODEEM - O Programa Nacional de Eletrificação Rural Baseado em Energia Solar Fotovoltaica. In: Anais do IX Congresso Brasileiro de Energia-CBE.

Guerra, M. J.; Zilles, R.; Shalders Neto, A.; 2000. A eletrificação fotovoltaica e a necessidade de treinamento. In: 3o. Encontro de Energia no Meio Rural, 2000, Campinas, SP. CD AGRENER 2000. Campinas, SP: NIPE, Unicamp.

IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Pesquisa Naciona por Amostras de Domicílios: Tabela 1959 - Domicílios particulares permanentes e Moradores em domicílios particulares permanentes, por classes de rendimento mensal domiciliar, situação do domicílio e iluminação elétrica. Disponível em: < http://www.sidra.ibge.gov.br/bda/tabela/listabl.asp?z=pnad&o=3&i=P&c=1959#nota >. Acessado em: 06 de Agosto de 2015.

Iepé – Instituto de Pesquisa e Formação Indígena, 2011. Terra Indígena Wajãpi: Da Demarcação às Esperiências de Gestão Territorial. Disponível em: < http://www.institutoiepe.org.br/media/livros/Livro_Terra_Indigena_Wajapi.pdf >. Acessado em: novembro de 2014.

MME – Ministério de Minas e Energia, 2004. Plano de revitalização e capacitação Prodeem. Brasília: 2004. Disponível em: <http://www.mme.gov.br>. Acessado em: 07 Agosto 2015.

MPAP – Ministério Público do Estado do Amapá, 2011. Divisão Político-Administrativa e População. Disponível em: < http://www.mpap.mp.br/meio-ambiente/111-noticias-prodemac/190-divisao-politico-administrativa-e-populacao >. Acessado em: 20 de julho de 2015.

Poppe, M. K., 2003. Seminário Reestruturação do PRODEEM. Brasília: Secretaria de Energia/MME.

Downloads

Publicado

2016-12-13

Edição

Seção

Anais