ESTIMATIVA DA VARIABILIDADE DO BOMBEAMENTO D’ÁGUA EM SISTEMA ACIONADO POR ENERGIA FOTOVOLTAICA NA CIDADE DE BOTUCATU-SP, PARA O ANO DE 2014

Autores

  • Tiago Aparecido Vicentin Faculdade de Ciências Agronômicas
  • Odivaldo José Seraphim Faculdade de Ciências Agronômicas
  • Arilson J. Oliveira Júnior Faculdade de Ciências Agronômicas
  • Radames Juliano Halmeman UFPR

DOI:

https://doi.org/10.59627/cbens.2016.1262

Palavras-chave:

curvas características de operação, sistemas de bombeamento d’água, sistemas fotovoltaicos

Resumo

Ensaios em campo de sistemas de bombeamento de água por energia solar fotovoltaica se tornam necessários quando se tem como objetivo avaliar o desempenho de tais sistemas. Uma vez avaliados os sistemas a partir de trabalhos experimentais se obtêm as comumente chamadas curvas características de operação. Este trabalho apresenta o procedimento de obtenção das equações de regressão de curvas características de operação referentes à avaliação de dois sistemas de bombeamento de água submetidos a uma perda de carga de 13,5 mca – alimentados de forma direta por painéis fotovoltaicos. Os sistemas foram testados no Sítio Modelo na Faculdade de Ciências Agronômicas – FCA/UNESP de Botucatu-SP, no qual se obteve as equações de regressão por meio da análise das curvas de desempenho. Como resultado, foi obtida a estimativa da variabilidade do volume de bombeamento de água mensal, para os 12 meses do ano de 2014, aplicando as equações de regressão em função da irradiância (W.m-2). A média diária do volume de água bombeado experimentalmente, comparado com os valores obtidos através das curvas de regressão de cada configuração, apresentou desvios relativos em torno de 1%.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Arduino, What is Arduino. Disponível em: < http://www.arduino.cc/en/Guide/Introduction >. Acesso em: 27 mar. 2015.

Fedrizzi, M. C., 2003. Sistemas fotovoltaicos de abastecimento de água para uso comunitário: lições apreendidas e procedimentos para potencializar sua difusão. Tese de Doutorado, Programa Interunidades de Pós-graduação da Universidade de São Paulo, São Paulo.

Helmeman, Radames J., 2014. Desenvolvimento de um sistema para monitoramento remoto em centrais de microgeração fotovoltaica. Tese de Doutorado, Universidade Estadual Paulista UNESP, Botucatu.

Presenço, J. F., 2007. Desenvolvimento de um sistema de controle para avaliação de fontes de energias renováveis no bombeamento de água,Tese de Doutorado, Universidade Estadual Paulista UNESP, Botucatu.

R. Van Pelt, C. Weiner e R. Waskom, 2012. Solar-powered Groundwater Pumping Systems, USA Colorado. _Disponivel_em:<http://www.ext.colostate.edu/pubs/natres/06705.html>. Acesso em: 01 mar. 2014.

Tiago Filho, G. L., 2002. Carneiro hidráulico: o que é e como construí-lo. CERPCH - Centro Nacional de Referência em Pequenos Aproveitamentos Hidroenergéticos. Disponível em: < http://tecnociencia.inf.br/comunidade/arqautor/diversos/bombacarneiro.swf .> Acesso em: 20 dez. 2012.

Vicentin, Tiago A., 2014. Acionamento de dois sistemas de bombeamento alimentados por uma central de microgeração fotovoltaica, Dissertação de Mestrado, Universidade Estadual Paulista UNESP, Botucatu.

Vilela O. C.; Fraindenraich N., 2001. A methodology for the design of photovoltaic water supply systems. Progress in Photovoltaics: Research and Applications, Vol. 9, PP 349-361.

Vilela O. C.; Fraindenraich N.; Galdino M. A., 2010. Metodologia de levantamento de características de sistemas fotovoltaicos d’água utilizando fontes de alimentação cc, Pernambuco, III CEBENS – III Congresso Brasileiro de Energia Solar, Belén.

Downloads

Publicado

2016-12-13

Como Citar

Vicentin, T. A., Seraphim, O. J., Oliveira Júnior, A. J., & Halmeman, R. J. (2016). ESTIMATIVA DA VARIABILIDADE DO BOMBEAMENTO D’ÁGUA EM SISTEMA ACIONADO POR ENERGIA FOTOVOLTAICA NA CIDADE DE BOTUCATU-SP, PARA O ANO DE 2014. Anais Congresso Brasileiro De Energia Solar - CBENS, 1–7. https://doi.org/10.59627/cbens.2016.1262

Edição

Seção

Anais