AVALIAÇÃO TÉRMICA DE UM FOGÃO SOLAR COM DISCOS PARABÓLICOS

Autores

  • Juliano Romagna Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Letícia Jenisch Rodrigues Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.59627/cbens.2016.1275

Palavras-chave:

avaliação térmica de fogão solar, discos concentradores de radiação solar, fogão solar com discos concentradores

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo principal a avaliação térmica de um fogão solar com dois concentradores tipo disco parabólico. Os discos utilizados são antenas tipo banda ku com revestimento de aço polido. O recipiente de cozimento, cuja estrutura é de alumínio, foi isolado com uma mistura de cimento e EPS (poliestireno expandido) entre outros materiais, visando minimizar as perdas térmicas laterais e superior para o ambiente. O fogão foi instrumentado com vistas à determinação da temperatura da base e das laterais do recipiente de cozimento, da temperatura dos discos, do fluxo de radiação incidente na base do recipiente de cozimento e do aumento da temperatura de 1L de água ao longo do processo. As temperaturas máximas na lateral, na base do recipiente e nos discos foram de 44,7°C, 178,7°C e 52,9°C, respectivamente. O fluxo máximo medido foi de 1032W/m2, e a água atingiu 82°C de temperatura máxima. Não obstante, utiliza-se um modelo matemático disponível na literatura para a avaliação da eficiência útil do fogão, cujo valor máximo foi de 38%. O fogão solar construído permite a avaliação de vários parâmetros envolvidos na análise térmica de dispositivos concentradores, de maneira que será utilizado como ferramenta didático-experimental na disciplina de Energia Solar Térmica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliano Romagna, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Escola de Engenharia,
Departamento de Engenharia Mecânica

Referências

Duffie, J.A. e Beckman, W.A., 2006. Solar engineering of thermal process. 3th Ed., New York: Jonh Wiley & Sons.

Krenzinger, A., 2001. Desempenho térmico de coletor solar. Certificado 013/2001. LabSol - Laboratório de Energia Solar, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.

Lion Filho, C.A.P. de Q., 2007. Construção e análise de desempenho de um fogão solar à concentração utilizando dois focos para cozimento direto. Dissertação de Mestrado, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal.

Panwar, N.L., Kaushik, S.C., Kothari, S., 2012. A review on energy and exergy analysis of solar dying systems. Renewable and Sustainable Energy Reviews, v.16, issue 5, p. 2812-2819.

Queiroz, W. F. de, 2005. Construção de um fogão solar à concentração para cozimento direto e indireto. Dissertação de Mestrado, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal.

Radabaugh, J., 1998. Heaven’s flame: a guide to solar cookers. 2th Ed., Home Power Publishing.

Ramos Filho, R.E.B., 2011. Análise de desempenho de um fogão solar construído a partir de sucatas de antena de TV. Dissertação de Mestrado, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal.

Romagna, J., 2015. Construção e avaliação térmica de um fogão solar com concentradores tipo disco parabólico. Monografia - Trabalho de Conclusão do Curso em Engenharia Mecânica, Departamento de Engenharia Mecânica, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.

Souza L.G.M, dos Santos, R.D., Batista Segundo, J. de M.L., Pinheiro, G., Rocha, A. da S., Gomes, J.W. e Palma, A.J.R., 2009. Solar Cooking built in composite material. Proceedings of 20th COBEM - International Congress of Mechanical Engineering. Gramado/RS, Brasil.

Downloads

Publicado

2016-12-13

Edição

Seção

Anais