A CONTRIBUIÇÃO DA TECNOLOGIA FOTOVOLTAICA NO PROCESSO EDUCATIVO EM ESCOLAS RURAIS DE ILHABELA E ILHA DO CARDOSO, ESTADO DE SÃO PAULO

Autores

  • Marcelo Coelho de Souza Universidade Federal do ABC
  • Federico Bernardino Morante Trigoso Universidade Federal do ABC

DOI:

https://doi.org/10.59627/cbens.2016.1287

Palavras-chave:

Educação rural, Tecnologia solar fotovoltaica, Eletrificação de escolas

Resumo

Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa desenvolvida em escolas rurais que teve o objetivo de constatar a contribuição que a tecnologia fotovoltaica exerce na educação dos alunos. Para isso foi realizado trabalho de campo em 3 escolas rurais eletrificadas com sistemas fotovoltaicos e, para fins de comparação, em uma escola que utiliza um gerador a diesel. A metodologia consistiu no preenchimento de questionários e na realização de entrevistas a 4 professoras, 11 alunos e 6 pais de família. As escolas analisadas ficam em comunidades localizadas nos municípios de Cananéia e Ilhabela do Estado de São Paulo. Os dados obtidos mostraram quais foram os benefícios e impactos que a tecnologia fotovoltaica proporcionou na educação dos alunos; quais as melhorias nas aulas dessas escolas e quais as limitações e problemas derivados da utilização dos sistemas fotovoltaicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelo Coelho de Souza, Universidade Federal do ABC

Universidade Federal do ABC, Programa de Pós-Graduação em Energia, Laboratório de Energias Renováveis

Federico Bernardino Morante Trigoso, Universidade Federal do ABC

Universidade Federal do ABC, Programa de Pós-Graduação em Energia, Laboratório de Energias Renováveis

Referências

Cakir, H., Delialioglu, O., Dennis, A., Duffy, T., 2009. Technology enhanced learning environments for closing the gap in student achievement between regions: Does it work?, Association for the Advancement of Computing in Education Journal – AACEJ , vol. 17, no 4, pp. 301-315.

Christensen, R., 2002. Effects of technology integration education on the attitudes of teachers and students, Journal of Research on Technology in Education, vol. 34, no 4. pp. 411-433.

Gustavsson, M., Ellegard, A., 2004. The impact of solar home systems on rural livelihoods. Experiences from the Nyimba Energy Service Company in Zambia, Renewable Energy, vol. 29, pp. 1059-1072.

Gustavsson, M., 2007. Educational benefits from solar technology - Access to solar electric services and changes in children’s study routines, experiences from eastern province Zambia, Energy Police, vol. 35, pp. 1292-1299.

Hannum, W. H., Irvin, M. J., Banks, J. B., Farmer, T. W., 2009. Distance education use in rural schools, Journal of Research in Rural Education, vol. 24, no 3, pp. 1-15.

Hawkes, M., Halverson, P., Brockmueller, B., 2002. Technology facilitation in the rural school: An analysis of options, Journal of Research in Rural Education, vol. 17, no 3, pp. 162-170.

Howley, A., Wood, L., Hough, B., 2011. Rural elementary school teachers’ technology integration, Journal of Research in Rural Education, vol. 26, no 9, pp. 1-13.

Obeng, G, Akuffo, F., Braimah, I., Evers, H., Mensah, E., 2008. Impact of solar photovoltaic lighting on indoor air smoke in off-grid rural Ghana, Energy for Sustainable Development, vol. XII, no 1, pp. 55-61.

SELF, 2009. Solar Electric Light Fund and Powering a Brighter 21st Century, Phase One Report: The Solar Rural

Schools Project (2006-2008), Zwelenqaba Senior Secondary School and two other junior schools in the Eastern cape Province, South Africa, May 2009.

Souza, M. C., 2014. Impactos do uso da tecnologia solar fotovoltaica na educação rural, Dissertação de Mestrado, Programa de Pós-Graduação em Energia, Universidade Federal do ABC, Santo André, SP.

Downloads

Publicado

2016-12-13

Edição

Seção

Anais