A CONTRIBUIÇÃO DA TECNOLOGIA FOTOVOLTAICA NO PROCESSO EDUCATIVO EM ESCOLAS RURAIS DE ILHABELA E ILHA DO CARDOSO, ESTADO DE SÃO PAULO
DOI:
https://doi.org/10.59627/cbens.2016.1287Palavras-chave:
Educação rural, Tecnologia solar fotovoltaica, Eletrificação de escolasResumo
Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa desenvolvida em escolas rurais que teve o objetivo de constatar a contribuição que a tecnologia fotovoltaica exerce na educação dos alunos. Para isso foi realizado trabalho de campo em 3 escolas rurais eletrificadas com sistemas fotovoltaicos e, para fins de comparação, em uma escola que utiliza um gerador a diesel. A metodologia consistiu no preenchimento de questionários e na realização de entrevistas a 4 professoras, 11 alunos e 6 pais de família. As escolas analisadas ficam em comunidades localizadas nos municípios de Cananéia e Ilhabela do Estado de São Paulo. Os dados obtidos mostraram quais foram os benefícios e impactos que a tecnologia fotovoltaica proporcionou na educação dos alunos; quais as melhorias nas aulas dessas escolas e quais as limitações e problemas derivados da utilização dos sistemas fotovoltaicos.
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