PROTÓTIPO DE UM TRAÇADOR DE CURVAS I-V PORTÁTIL

Autores

  • Fernando Schuck de Oliveira Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Giuliano Arns Rampinelli Universidade Federal de Santa Catarina
  • Arno Krenzinger Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.59627/cbens.2016.1288

Palavras-chave:

Sistemas fotovoltaicos, Traçador de curvas I-V, Carga capacitiva

Resumo

No presente trabalho é descrito e analisado o protótipo de um traçador de curvas I-V portátil que usa a carga capacitiva como método de polarização e transistores IGBT para o chaveamento desta carga com o arranjo fotovoltaico. O sistema de polarização e chaveamento foi dimensionado para levantar a curva característica de arranjos fotovoltaicos com corrente de curto circuito de até 100 A e tensão de circuito aberto no limite de 800 V. Para o controle do chaveamento e aquisição dos dados a placa Arduino Due foi utilizada trazendo facilidade na operação do equipamento. Para a medida da corrente foi utilizado um resistor shunt e para a tensão um divisor tensão resistivo. Na medida da temperatura o sensor LM35 foi aplicado e da irradiância uma célula de referência calibrada. Foi necessário construir circuitos de amplificação para associar às medidas de corrente e irradiância a fim de adequar o sinal na entrada analógica da placa Arduino. Os dados adquiridos pela placa Arduino são gravados em um cartão de memória para posterior análise. O protótipo construído foi aplicado na medida de curvas características de uma série de 3 módulos. Para analisar o desempenho do protótipo desenvolvido, o resultado de suas medidas foi comparado com o resultado das medidas de um traçador de curvas I-V comercial da marca Eko, modelo MP-11, considerado como instrumento de referência neste trabalho. As curvas medidas apresentaram boa concordância, apresentando, entre os dois instrumentos, diferenças inferiores a 1% nos parâmetros elétricos de interesse da série de módulos. Ao ser provocado sombreamento sobre os módulos que compõem a série de módulos, o protótipo mostrou-se capaz de medir as esperadas descontinuidades resultantes e a curva apresentada mostrou boa concordância com a medida com o instrumento comercial. Os resultados obtidos indicam que a metodologia usada na construção do protótipo é adequada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernando Schuck de Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Laboratório de Energia Solar

Arno Krenzinger, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Laboratório de Energia Solar

Referências

ABNT, Associação Brasileira de Normas Técnicas, 2014. ABNT NBR 16274: Sistemas fotovoltaicos conectados à rede – requisitos mínimos para documentação, ensaios de comissionamento, inspeção e avaliação de desempenho.

ANEEL, Agência Nacional de Energia Elétrica, 2015. Banco de Informações de Geração: capacidade de geração do Brasil. Brasília. Disponível em: <http://www.aneel.gov.br/aplicacoes/capacidadebrasil/capacidadebrasil.cfm>. Acesso em: 23 outubro 2015.

Arduino, 2015. Arduino Due. Disponível em: <http://arduino.cc/en/Main/Arduino BoardDue> . Acesso em: 02 março 2015.

Durán, E.; Piliougine, M.; Sidrach-de-Cordona, M.; Galán, J.; Adújar, J.M., 2008. Different Methods to Obtain the I-V Curve of PV Modules: A Review. 33rd IEEE Photovoltaic Specialists Conference. San Diego, California, USA.

EPE, Empresa de Pesquisa Energética, 2015. Plano Decenal de Expansão de Energia 2024.

Mahmoud, M.M., 2006. Transient Analysis of a PV Power Generator Charging a Capacitor for Measurement o I-V Characteristics. Renewable Energy, vol 31, pp. 2198-2206.

Muñoz, J.; Lorenzo, E., 2006. Capacitive Load Based on IGBTs for on site Characterization of PV Arrays. Solar Energy, vol 80, 11, pp. 1489-1497.

Oliveira, F.S., 2015. Desenvolvimento de Traçador de Curvas I-V Portátil para Arranjos Fotovoltaicos. Dissertação de Mestrado, PROMEC, UFRGS, Porto Alegre.

Rampinelli, G. A., 2007. Análise da Distribuição de Tensões Elétricas em Uma Associação de Módulos de um Sistema Fotovoltaico Conectado à Rede. Dissertação de Mestrado, PROMEC/UFRGS, Porto Alegre RS.

Downloads

Publicado

2016-12-13

Edição

Seção

Anais