MODELO DE SIMULAÇÃO NUMÉRICA PARA SISTEMAS DE AQUECIMENTO DE ÁGUA UTILIZANDO ENERGIA SOLAR
DOI:
https://doi.org/10.59627/cbens.2008.1373Palavras-chave:
Energia Solar, Coletor Solar, Simulação Numérica, EficiênciaResumo
Os sistemas de aquecimento solar de água têm sido amplamente utilizados para uso doméstico em residências, visto que, o uso da energia solar reduz o custo de aquecimento de água e ainda é uma fonte renovável de energia. Todo coletor solar precisa ser caracterizado através de uma equação de desempenho. Para tal deve ser ensaiado, numérica ou experimentalmente para que seja obtida sua curva característica de eficiência em função da temperatura de entrada e radiação solar incidente no coletor. Neste trabalho foi desenvolvida uma ferramenta para simulação numérica de sistemas de aquecimento de água utilizando energia solar, baseado nos modelos apresentados na literatura. O modelo de simulação apresentado neste trabalho permite calcular a radiação solar total incidente no coletor, levando em consideração as características da cobertura, a simulação do desempenho do coletor, e prediz o perfil de temperatura do tanque de acumulação de água quente, considerando perfil de carga térmica a ser suprida, e a temperatura estratificada. O modelo do coletor é composto das equações de balanço de energia para o coletor e equações complementares, como a equação da lei de resfriamento de Newton, as correlações para os coeficientes de convecção, e uma equação para o cálculo da vazão baseado na circulação natural devido ao efeito sifão. A solução do sistema de equações foi obtida através do método de Newton Raphson para funções de várias variáveis. O modelo completo foi validado com dados da literatura. Pelos resultados obtidos, pode-se observar que este se constitui numa ferramenta muito interessante na simulação de sistemas de aquecimento solar.
Downloads
Referências
Alvarez G.; Arce J.; Lira L.; Heras M.R., 2004, Thermal performance of an air solar collector with an absorber plate made of recyclable aluminum cans, Solar Energy 77 (2004) 107–113.
Costa, E. R., 2002, Limitações no uso de coletores solares sem cobertura para sistemas domésticos de aquecimento de água. Dissertação de mestrado. PROMEC/UFRGS. Porto Alegre.
Duffie, J.A.; Beckman, W.A., 1991, Solar engineering of thermal processes. 2 Ed. New York: John Wiley & Sons.
EnerWorks Inc., 2006, Solar Collector Test Report, Report No. 06-08-9133-1, disponível em: www.enerworks.com/Pdf/Residential_Product_PDF/SRCC%20Residential%20July%202006%2006-08-9133-1.pdf. Acesssado em 10/12/2007.
Hassan M. M., Beliveau Y., 2008. Modeling of an integrated solar system. Building and Environment, v. 43, p. 804–810.
Holman, Jack Philip. Transferência de calor. São Paulo: McGraw-Hill do Brasil, 1983.
Oliveira, S. D. R.; Oliveira, S. D. R.; Marchi Neto, I.; Padilha, A.; Scalon, V. L., 2007, Análise matemática de coletor solar tipo placa plana utilizando a segunda lei da termodinâmica, 8º Congresso Ibero-americano de Engenharia Mecânica, Cusco.
Saglietti, J. R. C; Escobedo, J. F.; Silva, L. A., 1998, Coletor Solar de Polietileno - uma alternativa de baixo custo, Eng. Agríc., Jaboticabal, v.17, n.1, p.32-43.
Soares, G.; Pimenta, J., 2005, Projeto e Simulação de um Coletor Solar Plano Inflável, VIII Congresso Iberoamericano de Aire Acondicionado, Calefacción y Refrigeración, 2005, Montevideu,.
Tiba, C., 2000, Atlas Solarimétrico do Brasil – banco de dados terrestres. Recife: Editora Universitária da UFPE.
Zerrouki A., Boume ́dien A., Bouhadef K., 2002.The natural circulation solar water heater model with linear temperature distribution. Renewable Energy v. 26, p. 549–559