DISCUSSÃO SOBRE EFICIÊNCIA ENERGETICA NO ENSINO TÉCNICO, ATRAVÉS DA CONSTRUÇÃO DE UM PROTÓTIPO DE CONTROLADOR DE ILUMINAÇÃO

Autores

  • Agesandro Caetano Corrêa Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará
  • Francisco Xavier Lima da Silva Universidade Federal do Pará
  • Eder Mendes Damasceno Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará

DOI:

https://doi.org/10.59627/cbens.2010.1397

Palavras-chave:

Iluminação, Conforto ambiental, Controlador, Basic, Eficiência energética

Resumo

Este trabalho foi realizado durante a orientação de bolsa de iniciação científica júnior de um aluno do curso técnico em eletrônica de nível médio, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA), desenvolvido desde uma etapa inicial de conscientização do bolsista para a importância do tema eficiência energética e utilização racional de energia, visto que os graves problemas sociais e ambientais atuais demandam projetos educacionais neste sentido, até a montagem e teste em escala do protótipo de um controlador de iluminação de uma sala, onde também se discutiu a finalidade e principio de funcionamento de componentes eletrônicos. A parte técnica do projeto foi desenvolvida passo a passo, iniciando pela calibração do sensor de iluminação, montagem do circuito elétrico do controlador utilizando um microcontrolador “Step Basic”, montagem de uma maquete para simular um ambiente de uma sala que utiliza iluminação natural em conjunto com iluminação artificial, desenvolvimento de um algoritmo de controle de três lâmpadas e programação do microcontrolador em linguagem Basic, testes de desempenho do controlador no ambiente da maquete, desenho dos gráficos da função de regulação do controlador e relatório do projeto. Apesar dos valores obtidos na regulação do nível de iluminação diferir dos valores esperados, devido à precariedade do material usado na maquete, os resultados qualitativos de funcionamento obtido do controlador comprovaram o algoritmo de controle proposto com sucesso. O ganho em termos de aprendizagem do bolsista foi verificado no relatório produzido.

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Referências

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Publicado

2010-10-21

Edição

Seção

Anais