COMO OTIMIZAR A PRODUÇÃO E A EFICIÊNCIA DE USINAS FOTOVOLTAICAS COM O USO DE RASTREADORES SOLARES

Autores

  • Luiz Carlos A Lima Exosun Brasil Ltda
  • Laurent Sarrade Exosun Brasil Ltda

DOI:

https://doi.org/10.59627/cbens.2016.1404

Palavras-chave:

Energia solar, Rastreadores solares, Eficiência usina fotovoltaica

Resumo

Maximizar o retorno de investimento é o objetivo primário dos investidores e construtores de usinas fotovoltaicas de grande porte. Atingi-lo exige uma combinação de um criterioso planejamento, uma modelagem eficiente e a melhor escolha possível de equipamentos. Com a implementação de rastreadores solares – estruturas motorizadas que orientam os painéis fotovoltaicos na direção do Sol, com o objetivo de coletar maior radiação solar direta, durante o dia – a geração da usina solar pode ser aumentada em até 30% em locais com alta radiação, como em algumas áreas do Brasil. Através do Estudo de Caso conduzido pela especialista em rastreadores, a Exosun, no Estado de Pernambuco, esse artigo expões as melhores práticas e os benefícios dos rastreadores solares, quando comparados aos painéis de inclinação fixa. Depois de demonstrar que os rastreadores podem aumentar, consideravelmente, a produção e a receita de uma usina fotovoltaica, o artigo aborda as melhores formas de configuração de uma planta equipada com o sistema, para diminuir as despesas e ainda potencializar a geração considerando parâmetros como o GCR (Ground Coverage Ratio - Razão de Cobertura do Solo) e a orientação dos rastreadores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiz Carlos A Lima, Exosun Brasil Ltda

Director

Laurent Sarrade, Exosun Brasil Ltda

Global Product Manager, Exosun, Graduate of the ‘Arts et Métiers’ Engineering School, Masters in Renewable Energy

Referências

Appelbaum, J., Bany, J., 1979, Shadow effect of adjacent solar collectors in large scale systems, Solar Energy, Vol 23, pp. 497-507.

Deline, C., 2009, Partially shaded operation of a grid-tied PV system, 34th IEEE Conference.

Deline, C., et al, 2013, A simplified model of uniform shading in large photovoltaic arrays, Solar Energy vol 96, pp. 274-282.

De Soto, W., 2004, MSc Thesis, Improvement and validation of a model for photovoltaic array performance, University of Wisconsin-Madison.

Mermoud, A., Lejeune, T., 2010, Performance assessment of a simulation model for PV modules of any available technology, 25th European Photovoltaic Solar Energy Conference. Meteonorm 7, www.meteotest.com

Perez, R., et al, 1987, A new simplified version of the Perez diffuse irradiance model for tilted surfaces. PVSyst 6, www.pvsyst.com

Downloads

Publicado

2016-12-13

Edição

Seção

Anais