ESTUDO DA EFICIÊNCIA DE UM DESSALINIZADOR UTILIZANDO ENERGIA SOLAR
DOI:
https://doi.org/10.59627/cbens.2008.1422Palavras-chave:
Destilação, Dessalinização, Energia solarResumo
Mais de 2/3 da superfície da terra está coberto com água, sendo 97% salgada, e do restante apenas 1% pode ser utilizada para o consumo humano. Com a escassez da água aumentando dia a dia devido ao aumento da população, crescimento industrial e da agricultura e mudanças climáticas, torna-se mais evidente a preocupação de como adquirir água potável para o consumo humano. Umas das alternativas é a dessalinização dessas águas utilizando energia solar, uma vez que o sol é uma fonte “inesgotável” de energia, totalmente limpa. O princípio básico da dessalinização é simples e efetivo, uma vez que replica o caminho natural da purificação da água: a luz solar aquece a água até a temperatura de vaporização; quando a água evapora, o vapor de água purificado sobe, condensa na superfície do vidro e é coletado. O presente trabalho tem como objetivo o estudo de um dessalinizador para água salobra, de baixo custo, para uso familiar, que possa atender a comunidades na região do semi-árido brasileiro. O processo pode ser aplicado tanto à água do mar (total de sólidos dissolvidos igual a superior a 30.000 mg/L), como à água salobra, proveniente de poços, (total de sólidos dissolvidos entre 500 e 30.000 mg/L). Neste trabalho foram estudadas as inter-relações de temperatura na lâmina d’água, no vapor produzido e no ambiente externo. Foram estudadas ainda a altura da lâmina de água e a salinidade da água
Downloads
Referências
Al-Hinai, H. Al-Nassri, M. S., Jubran, B. A., 2002. Parametric investigation of a double-effect solar still in comparison with a single-effect solar still. Desalination, 150, 75-83.
Bezerra, A. M. ,2001. Aplicações Térmicas da Energia Solar. Editora Universitária UFPB. 4ª ed, João Pessoa, PB.
CONAMA, 2005. Resolução no 357, de 17/03/2005. Site, www.mma.gov.br/port/conama/res/res05/res35705.pdf, acesso em 28 de maio de 2008.
Perry R. H., Green D., 1984. Perry’s Chemical Engineers’Handbook. 6ª ed., McGrraw-Hill Int. Ed.
Soares, C - Tratamento de água unifamiliar através da destilação solar natural utilizando água salgada, salobra e doce contaminada – Universidade Federal de Santa Catarina, Departamento de engenharia ambiental. 2004. Trabalho final de mestrado.
Tleimat, B. W. Destilação solar: La evolución de la técnica. Tecnologia para aprovechar la energia solar. N 5,
Organización de las Naciones Unidas para el Desarrollo Industrial, Nueva York, Es tados Unidos da América, 1979