ANÁLISE DA RADIAÇÃO SOLAR EM AMBIENTE CAD
DOI:
https://doi.org/10.59627/cbens.2010.1424Palavras-chave:
Ambiente CAD, Radiação SolarResumo
Com a finalidade de analisar a radiação solar incidente nos edifícios no próprio ambiente CAD, onde normalmente são desenvolvidos os projetos dos edifícios, foi desenvolvida e codificada em AutoLISP uma ferramenta computacional. Denominada de RadG2, funciona como um comando residente do programa AutoCAD e permite análises da radiação solar durante a fase de projeto.
Downloads
Referências
ANEEL – Agência Nacional de Energia Elétrica. Disponível em: <http://www.aneel.gov.br. Acesso em: 06/04/2010.
Castanheira, R.G. Radiação Solar Incidente em Planos Inclinados, Fachadas e Telhados no Rio de Janeiro. 2001. 153f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura) – Programa de Pós-Graduação em Arquitetura, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.
Castanheira, R.G. Simulação da Radiação Solar Incidente nos Edifícios em Ambiente CAD. 2007. 165f. Tese (Doutorado em Arquitetura) – Programa de Pós-Graduação em Arquitetura, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.
Duffie, J. A.; Beckman, W. A. (1980). Solar Engineering of Thermal Processes. John Whiley & Sons, New York.