AVALIAÇÃO DOS SISTEMAS INDIVIDUAIS DE GERAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA COM FONTES INTERMITENTES - SIGFI’s

Autores

  • Fabiana Karla de Oliveira Martins Varella Universidade Federal Rural do Semi-Árido
  • Rodolfo Dourado Maia Gomes Escritório Regional do International Energy Initiative para a América Latina
  • Gilberto de Martino Jannuzzi Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.59627/cbens.2010.1476

Palavras-chave:

Energia solar fotovoltaica, SIGFI, Fontes renováveis alternativas, Sistemas fotovoltaicos

Resumo

O Brasil tem como meta universalizar o acesso à eletricidade até final de 2010, através do Programa Luz para Todos (LPT) do governo federal. São milhares de domicílios que precisam ser atendidos, estando a maioria deles localizados em áreas rurais isoladas, dificultando o acesso através da rede de distribuição de energia elétrica convencional. Uma das formas de atendimento a estas demandas é os sistemas descentralizados ou autônomos de geração de eletricidade. Neste contexto, em 2004 a ANEEL aprovou a Resolução Normativa N° 083, que regulamenta o uso de Sistemas Individuais de Geração de Energia Elétrica através de Fontes Intermitentes (SIGFI’s) por parte das distribuidoras de eletricidade como alternativa de atendimento das suas metas de universalização. Dentre algumas opções tecnológicas, os sistemas fotovoltaicos têm sido adotados por algumas concessionárias como solução alternativa à extensão da rede. Passados cinco anos do estabelecimento da Resolução, o presente trabalho tem como objetivo apresentar o panorama do andamento da implantação dos SIGFI’s pelas concessionárias em consonância com a Resolução Normativa N° 083/2004 devido à falta de informações publicadas nesse sentido.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabiana Karla de Oliveira Martins Varella, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Profa. Dra. Engenharia de Energia/DCAT

Gilberto de Martino Jannuzzi, Universidade Estadual de Campinas

Prof. Dr. Departamento de Energia/FEM
Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP
Escritório Regional do International Energy Initiative para a América Latina (IEI–LA

Referências

AGÊNCIA CANAL ENERGIA. Governo prorroga prazo de conclusão do Luz para Todos para 2010. Disponível em: <http://www.canalenergia.com.br> Acesso em: abr 2008.

ANEEL Agência Nacional de Energia Elétrica. RESOLUÇÃO NORMATIVA No 83, de 20 de setembro de 2004. Estabelece os procedimentos e as condições de fornecimento por intermédio de Sistemas Individuais de Geração de Energia Elétrica com Fontes Intermitentes – SIGFI.

ELETROBRÁS. Programa Luz para Todos. Disponível em: <http://www.eletrobras.gov.br/elb/portal/data/Pages/LUMIS32AB99AAPTBRIE.htm>. Acesso em: abr 2008.

KYOCERA SOLAR DO BRASIL. Aplicações SIGFI. Disponível em: <http://www.kyocerasolar.com.br/site/aplicacoes.php>. Acesso em: mai 2009.

PORTARIA N º 60/2009, de 12 de fevereiro de 2009. Resolve Aprovar o Manual de Projetos Especiais que estabelece os critérios técnicos e financeiros, os procedimentos e as prioridades que serão aplicados no atendimento de comunidades isoladas, preferencialmente com o uso de fontes alternativas de energia, no âmbito do Programa Nacional de Universalização do Acesso e Uso da Energia Elétrica - “LUZ PARA TODOS”.

SILVA FILHO, H.M. Aplicação de sistemas fotovoltaicos na universalização do serviço de energia elétrica na Bahia: uma mudança de paradigma no setor elétrico brasileiro. Universidade de Salvador – UNIFACS. Regulação da Indústria de Energia. 2007. 160 p.(Dissertação de mestrado).

VARELLA, F. K. O. M.; GOMES, R. D. M.; JANNUZZI, G. M. Avaliação dos Sistemas Individuais de Geração de Energia Elétrica com Fontes Intermitentes - SIGFI’s. IEI América Latina e Procobre. Campinas/SP. Outubro 2009. 40 p.

VIEIRA, C. E. A evolução recente do PRODEEM. II SNESF. Simpósio Nacional de Energia Solar Fotovoltaica. “Sistemas Fotovoltaicos em Eletrificação Rural”. Rio de Janeiro, 19 de maio de 2005.

Downloads

Publicado

2010-10-21

Edição

Seção

Anais