SISTEMAS FOTOVOTAICOS PARA OS PARQUES MUNICIPAIS DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO

Autores

  • Marco Antonio Galdino Centro de Pesquisas de Energia Elétrica
  • Patricia de Castro da Silva Centro de Pesquisas de Energia Elétrica
  • Monica Di Masi Secretaria Municipal de Meio Ambiente da Cidade do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.59627/cbens.2010.1505

Palavras-chave:

Energia Solar Fotovoltaica, Sistemas Fotovoltaicos, Parques Ecológicos, Energias Renováveis

Resumo

O presente artigo apresenta o estado atual do projeto em andamento na Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, através de sua Secretaria Municipal de Meio Ambiente, visando a adoção de sistemas fotovoltaicos para eletrificação de Parques Naturais Municipais. Este artigo discute características relevantes de 6 Parques, dentre os 14 existentes, a serem contemplados (PNM Prainha, PNM Dois Irmãos, PNM Chico Mendes, PNM Marapendi e PNM Bosque da Barra) e dos sistemas fotovoltaicos destinados a atendê-los. A proposta inclui sistemas fotovoltaicos isolados ou conectados à rede, em função das características dos parques, resultando numa potência instalada estimada superior a 60kWp para todos os Parques. A atividade é considerada inovadora e parte da preparação da Cidade para os eventos internacionais que deverá sediar: Copa do Mundo e Olimpíada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Bastos, Anna Christina Saramago; Potencialidades dos parques naturais municipais do Rio de Janeiro: uma avaliação voltada para o turismo responsável na Cidade; Monografia de Conclusão de Pós-graduação, 2009.

SMAC, 1998; Guia das Unidades de Conservação Ambiental do Rio de Janeiro; Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro; IBAM/ DUMA,SMAC; Rio de Janeiro; 1998. 208p.

SMAC, 2007; Legislação Ambiental do Municipio do Rio de Janeiro/ Secretaria Municipal de Meio Ambiente.- Rio de Janeiro: Coordenadoria de Informações e Planejamento Ambiental, 2007.

Di Masi, 2002; Di Masi, Mônica; Sistema de Energia Solar é Instalado no Parque Municipal Ecológico da Prainha; Informe CRESESB nº 7; mai/2002.

CEPEL/CRESESB, 2004;, Manual de Engenharia para Sistemas Fotovoltaicos; ed. CRESESB Centro de Referência para Energias Solar e Eólica – CRESESB; Grupo de Trabalho de Energia Solar GTES (Revisão 2004).

Galdino, 1996; Galdino, Marco Antonio; Programa Sundata para cálculo da irradiação solar (disponível em www.cresesb.cepel.br)

Downloads

Publicado

2010-10-21

Edição

Seção

Anais