ESTUDO DE VIABILIDADE FINANCEIRA DA UTILIZAÇÃO DA TECNOLOGIA FOTOVOLTAICA PARA ELETRIFICAÇÃO RURAL DE PEQUENAS ILHAS PARAENSES

Autores

  • Eduardo Luís de Paula Borges Eletrobras
  • Cláudio Monteiro de Carvalho Eletrobras
  • Alex Artigiani Neves Lima Eletrobras
  • Marta Maria de Almeida Olivieri Eletrobras
  • Giorgiana Pinheiro Celpa
  • Dennys Cordeiro Senna Eletrobras Distribuição Acre
  • Luiz Pérez Zotes Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.59627/cbens.2010.1507

Palavras-chave:

Eletrificação rural, Energia Renovável, Viabilidade Financeira

Resumo

Com a universalização dos serviços de energia elétrica, obrigando as concessionárias de distribuição atender todos os moradores em sua área de concessão, centenas de milhares de residências na área rural foram beneficiadas por programas de eletrificação rural, através da extensão de redes de distribuição de energia. No entanto, para muitos moradores situados em áreas isoladas, como no norte do Brasil, este tipo de atendimento onera os custos de investimento demasiadamente e se torna um fator crítico no processo de universalização. Este contexto abriu espaço para o atendimento alternativo com produção local da energia, reduzindo os custos iniciais de investimento por não incorrer os custos relacionados a sua transmissão. Assim, as concessionárias de distribuição de energia têm estudado fontes renováveis de energia (FRE), em especial os sistemas solares fotovoltaicos, como opções para o atendimento de moradores rurais isolados. O objetivo do estudo é analisar a viabilidade financeira das opções de eletrificação de um vilarejo rural em ilhas paraenses, avaliando a utilização de sistemas solares fotovoltaicos individuais e coletivos, confrontando-os com sistemas de atendimento convencional, como a extensão de rede de distribuição. Os resultados do trabalho indicam a opção de atendimento elétrico com sistemas fotovoltaicos coletivos e distribuição por minirredes como a mais atrativa comparada às demais e, apesar dos projetos apresentarem valor presente líquido negativo, estes podem ser aceitos, pois são projetos pioneiros e de cunho social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANEEL. Universalização no Brasil, 2008. Disponível em: <http://universalizacao.aneel.gov.br/UNI_Posicao_Brasil_universal.asp>. Acesso em: 05 ago. 2008.

ANEEL. Segunda Revisão Tarifária Periódica da Centrais Elétricas do Pará S.A. - Celpa, julho de 2007. Disponível em: <http://www.aneel.gov.br/aplicacoes/audiencia/arquivo/2007/026/apresentacao/aneel_alexandre_vasconcelos.pdf> . Acesso em: 05 dez. 2008.

ELETROBRAS. Programa de Universalização do Uso e Acesso Energida Elétrica, 2008. Disponível em: <http://www.eletrobras.com.br/elb/portal/data/Pages/LUMIS32AB99AAPTBRIE.htm>. Acesso em: 28 jan. 2008.

GRUPO REDE. Consulta a Tarifas: CELPA. Disponível em: <http://www.gruporede.com.br/celpa>. Acesso em: 17 out. 2008.

IBGE. Índices de Inflação, 2008. Disponível em: <http://www.ibge.gov.br/home>. Acesso em: 27 set. 2008.

MINISTÉRIO DE MINAS E ENERGIA. Programa Luz Para Todos, 2008. Disponível em: <http://www.mme.gov.br/programs_display.do?chn=682>. Acesso em: 28 jan. 2008.

SMA. Produtos SMA, 2008. Disponível em: <http://www.sma.de>. Acesso em: jun. 2008.

SOLARBUZZ. Solar Module Price Highlights: October 2008. Disponível em: <http://www.solarbuzz.com/moduleprices.htm>. Acesso em: 17 out. 2008.

Downloads

Publicado

2010-10-21

Edição

Seção

Anais