ESTUDO DE VIABILIDADE DE UMA USINA SOLAR TÉRMICA ASSOCIADA À QUEIMA DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS NA CIDADE DE SOBRAL - CEARÁ

Autores

  • Danielle Kely Saraiva de Lima Universidade Federal do Ceará
  • Fernando Pinto Ramalho Universidade Estadual do Ceará
  • Francisca Dayane Carneiro de Melo Universidade Estadual do Ceará
  • Camylla Maria Narciso de Melo Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.59627/cbens.2010.1510

Palavras-chave:

Energia Solar, Usina Solar Térmica, Resíduos Sólidos Urbanos

Resumo

O mundo necessita constantemente de aumentar sua oferta de energia visto o crescimento exponencial da população. Porém, é necessário limitar a utilização de combustíveis fósseis não renováveis que emitem gases poluentes para a atmosfera, e que hoje representam mais de 80% da energia primária mundial. As energias renováveis surgem como uma grande possibilidade oferecendo inúmeras maneiras de geração sustentável como, por exemplo, as usinas termoelétricas solares. Um destes sistemas utiliza concentradores parabólicos que absorvem a radiação solar transformando-a posteriormente em energia elétrica através de um ciclo Rankine convencional. O presente trabalho propõe a associação desse tipo de sistema com usinas de geração de energia elétrica através da queima de lixo, uma vez que a utilização comum dos equipamentos do ciclo de Rankine permite um aumento significativo na produção de energia com um acréscimo relativamente pequeno nos custos. Esta tecnologia é particularmente atrativa na Região Nordeste do Brasil devido ao grande potencial solar existente, à necessidade de geração local de energia e aos benefícios sociais e ambientais que ela oferece. Neste trabalho têm-se como objetivo fazer uma análise técnico- econômica da viabilidade de uma usina solar térmica, utilizando a tecnologia de sistemas concentradores parabólicos e tendo como combustível auxiliar a queima dos resíduos sólidos urbanos, sendo a mesma considerada para a cidade de Sobral no estado do Ceará, já que esta localidade oferece condições favoráveis para a implantação deste tipo de tecnologia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ABREU, Virgínia Brasil de. Análise da Viabilidade Econômico-Financeira da Energia Eólica diante do Mercado de Créditos de Carbono. XV SEMINÁRIO DE PLANEJAMENTO ECONÔMICO-FINANCEIRO, São Paulo, 2009.

BOGNER, J.; MATTHEWS, E.. Global methane emissions from landfills: New methodology and annual estimates 1980–1996. Global Biogeochemical Cycles, Washington, 2003.

INSTITUTO DE PESQUISA E ESTRATÉGIA ECONÔMICA DO CEARÁ (IPECE). Perfil Básico Municipal - Sobral. Fortaleza, 2009.

LABORATÓRIO SANDIA. Solar Parabolic Trough. Novo México, 1999.

MELLO, Gustavo. Notas sobre o Gerenciamento de Resíduos Sólidos Urbanos no Brasil. Rio de Janeiro: BNDES, 2008.

PARO, André de Carvalho; COSTA, Fernando Cörner da; COELHO, Suani Teixeira. Estudo Comparativo para o Tratamento de Resíduos Sólidos Urbanos: Aterros Sanitários x Incineração. Revista Brasileira de Energia, São Paulo, p.113-125, 2008.

PATNODE, Angela M. Simulation and Performance Evaluation of Parabolic Trough Solar Power Plants. 2006.

f. Tese (Mestrado) - University Of Wisconsin-madison, Madison, 2006. Disponível em: . Acesso em: 01 out. 2008.

PRICE, H.; KEARNEY, D. Reducing the Cost of Energy from Parabolic Trough Solar Power Plants. In: International Solar Energy Conference,2003, Hawai. National Renewable Energy Laboratory - NREL, 2003.

PROINTEC. Estudo de Viabilidade do Programa para o tratamento e disposição de Resíduos Sólidos no Estado do Ceará - Brasil. Minas Gerais, 2006.

SOLAR PACES. Concentrating So lar Power Now. Disponível em: <http://www.solarpaces.org/Library/docs/CSP_BrochureofGerman_BMU.pdf>. Acesso em: 12 jan. 2010.

SOUZA FILHO, José Ribeiro de. Projeto, Construção e Levantamento de Desempenho de um Concentrador Solar Cilíndrico Parabólico com Mecanismo Automático de Rastreamento Solar. 2008. 91 f. Dissertação - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Rio Grande do Norte, 2008.

USINA VERDE S/A. Tecnologia Usina Verde. Disponível em: <http://www.usinaverde.com.br>. Acesso em: 27 out. 2009.

Downloads

Publicado

2010-10-21

Edição

Seção

Anais