PROGRAMA BRASILEIRO DE ETIQUETAGEM
A UTILIZAÇÃO DO SIMULADOR SOLAR DO IEE/USP NA QUALIFICAÇÃO DE MÓDULOS FOTOVOLTAICOS
DOI:
https://doi.org/10.59627/cbens.2008.1525Palavras-chave:
Programa Brasileiro de Etiquetagem, Módulos Fotovoltaicos, Simulador SolarResumo
Este documento descreve o simulador solar utilizado pelo Instituto de Eletrotécnica e Energia da Universidade de São Paulo (IEE/USP) para realização de ensaios de qualificação em módulos fotovoltaicos. Tais ensaios são realizados no âmbito do Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE) do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (INMETRO), que, desde outubro de 2005, possui um regulamento específico para uso da Etiqueta Nacional de Conservação de Energia (ENCE) em sistemas e equipamentos para energia fotovoltaica. A instalação desse simulador é resultado de um projeto financiado pela Eletrobrás, através do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (PROCEL), em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BIRD) e com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). Além das características técnicas do simulador solar apresenta-se a classificação determinada na qualificação de módulos fotovoltaicos.
Downloads
Referências
IEC 61215, 1993. Crystalline Silicon Terrestrial Photovoltaic Modules - Design Qualification and Type Approval, International Electrotechnical Commission.
INMETRO, 2005. Sistemas e Equipamentos para Energia Fotovoltaica. Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial – Programa Brasileiro de Etiquetagem.
Luque, A. and Hegedus, S., 2003, Handbook of Photovoltaic Science and Engineering, John Wiley & Sons.
OptoSolar, 2007. Flashlight Simulator Sol 2x2m. Optosolar GmbH.
Ramos, C., 2006. Procedimentos para Caracterização e Qualificação de Módulos Fotovoltaicos, Dissertação de Mestrado, PIPGE, USP, São Paulo.