SIMULAÇÃO DA TEMPERATURA DE MÓDULOS FOTOVOLTAICOS EM OPERAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.59627/cbens.2008.1527Palavras-chave:
Temperatura de célula, temperatura de módulos fotovoltaicos, simulação de sistemas fotovoltaicosResumo
O ponto de operação de um módulo fotovoltaico depende de sua tensão, da irradiância solar sobre o mesmo e da temperatura das células que o compõem, além, obviamente, de suas características elétricas. Para fazer uma estimativa da potência elétrica e da corrente produzida por um módulo é necessário conhecer sua temperatura. Existem modelos simplificados que relacionam a temperatura das células fotovoltaicas com a temperatura ambiente e a irradiância solar, mas estes modelos não são adequados para a simulação do comportamento dos módulos fotovoltaicos em uma evolução onde os intervalos entre os resultados sejam da ordem de um minuto. Este trabalho propõe calcular a temperatura dos módulos com um modelo de transferência de calor transiente que faz uso da capacidade térmica e do poder de absorção da radiação solar, entre outros parâmetros, para obter uma evolução de temperatura muito parecida com o que é observado experimentalmente. Os resultados obtidos foram comparados com resultados experimentais e com resultados de modelos mais simplificados. O método proposto não é difícil de implementar em um programa de computador e apresentou resultados mais fidedignos do que os de outros métodos considerados.
Downloads
Referências
Andrade, A. C. 2008 Análise e Simulação da Distribuição de Temperaturas em Módulos Fotovoltaicos. Tese de Doutorado. PROMEC, Universidade Federal do Rio Grande do Sul.Porto Alegre.
ASTM E-1036, 2002, Standard Methods of Testing Electrical Performance of Nonconcentrator Terrestrial Photovoltaic Modules and Arrays Using Reference Cells, American Society for Testing and Materials.
Dias, J. B. Instalação Fotovoltaica Conectada à Rede: Estudo Experimental para a Otimização do Fator de Dimensionamento, Tese de Doutorado, PROMEC, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.
Duffie, J.A., Beckman, W.A., 1991. “Solar Engineering of Thermal Processes”. Jonh Wiley & Sons.
King, D. L., Boyson, W. E. e Kratochvil, J. A., 2004. “Photovoltaic Array Performance Model”, Sandia National Laboratories Report, Albuquerque, New Mexico 87185-0752.
Krenzinger, A.,1987. “Contribuición al Diseño de Sistemas Fotovoltaicos con Paneles Bifaciales en Combinación con Reflectores Difusos de Carácter General”, Tesis Doctoral,Universidad Politecnica de Madrid, E.T.S.I. de Telecomunicacion.Madrid.
Perez, R. Seals, R. Ineichen, P. Stewart, R. Menucucci, D. 1987 New Simplified Version of the Perez Diffuse Irradiance Model for Tilted Surfaces, Solar Energy, V.39, n.3, Pp. 221-231
Ross, R.G. (1980) "Flat-Plate Photovoltaic Array Design Optimization", Conference Record, 14th IEEE Photovoltaic Specialists Conference, San Diego, APUD PVCDROM, University of New South Wales, http://www.udel.edu/igert/pvcdrom/