BALANÇO ENERGÉTICO DE MOTORES-BOMBA PARA UNIDADE DE OSMOSE REVERSA ACIONADA POR PAINÉIS FOTOVOLTAICOS SEM BATERIAS
DOI:
https://doi.org/10.59627/cbens.2008.1535Palavras-chave:
Energia Solar, Tecnologia Fotovoltaica, Osmose ReversaResumo
Na maioria das unidades de osmose reversa (OR) acionadas por painéis fotovoltaicos (FV) do mundo, armazenadores de energia (baterias) são utilizados para garantir tanto a boa qualidade da água potável obtida como a vida útil da membrana de OR utilizada. Dada a presença desses armazenadores, essas unidades apresentam um alto custo de operação e manutenção, além de diminuírem a vida útil da planta como um todo. Por outro lado, os sistemas de dessalinização que não utilizam baterias apresentam um baixo custo e uma vida útil maior. Em contrapartida, por não utilizar baterias, a potência entregue ao motor-bomba deve ser controlada, de modo que a membrana não receba uma pressão acima da especificada. Devido a essa restrição, há um potencial de excedente de energia durante a operação do sistema quando a radiação ultrapassa certo nível, que pode ser utilizado no bombeamento de água de um poço, através de um segundo motor-bomba, para armazenamento em um reservatório antes da dessalinização. O presente artigo objetiva analisar o balanço energético de um protótipo de uma unidade de OR acionada por painéis FV sem baterias, em desenvolvimento no Laboratório de Energias Alternativas – LEA da Universidade Federal do Ceará, com a finalidade de estabelecer o gerenciamento eficiente dos dois motores-bomba utilizados. Para efetuar essa análise de balanço de energia, curvas de potências dos motores, do sistema FV e de radiação são traçadas e confrontadas, definindo-se uma solução ideal para o gerenciamento dos dois motores.
Downloads
Referências
Carvalho, P. Freire, C. Montenegro, F. Riffel, D. 2004. The Brazilian experience with a photovoltaic powered reverse osmosis plant, Progress in Photovoltaics: Research and Applications, vol. 12, n. 5.
García-Rodríguez. 2003. Renewable energy applications in desalination: state of the art, Solar Energy, vol. 75 (2003), pp. 381-393.
Helal, A. M. Al-Malek, S. A. Al-Katheeri, E. S. 2008. Economic feasibility of alternative designs of a PV-RO desalination unit for remote areas in the United Arab Emirates, Desalination, vol. 221 (2008), pp. 1-16.
Oliveira, R.G.V. Oliveira, R.S.H. Carvalho, P.C.M. Riffel, D.B. 2007. Avaliação de métodos de seguimento do ponto de máxima potência para sistemas fotovoltaicos aplicados em unidades de dessalinização, I-CBENS, CD-ROM.
Riffel, D. B., 2005. Unidade de Osmose Reversa Acionada por Energia Solar Fotovoltaica sem Baterias: Simulação, Projeto e Validação Experimental, Dissertação de Mestrado, PPGEE, UFC, Fortaleza.
Tzen, E. Morris, R. 2003. Renewable energy sources for desalination, Solar Energy, vol. 75 (2003), pp. 375-379.
Tzen, E. Theofilloyianakos, D. Kologios, Z. 2008. Autonomous reverse osmosis units driven by RE sources experiences and lessons learned, Desalination, vol. 221 (2008), pp. 29-36.