BALANÇO ENERGÉTICO DE MOTORES-BOMBA PARA UNIDADE DE OSMOSE REVERSA ACIONADA POR PAINÉIS FOTOVOLTAICOS SEM BATERIAS

Autores

  • Renato Sampaio Holanda de Oliveira Universidade Federal do Ceará
  • Paulo Cesar Marques de Carvalho Universidade Federal do Ceará
  • Tiago Malveira Cavalcante Centro Federal de Educação Tecnológica do Ceará
  • Sandro César Silveira Jucá Centro Federal de Educação Tecnológica do Ceará
  • Manuel Rangel Borges Neto Centro Federal de Educação Tecnológica de Petrolina

DOI:

https://doi.org/10.59627/cbens.2008.1535

Palavras-chave:

Energia Solar, Tecnologia Fotovoltaica, Osmose Reversa

Resumo

Na maioria das unidades de osmose reversa (OR) acionadas por painéis fotovoltaicos (FV) do mundo, armazenadores de energia (baterias) são utilizados para garantir tanto a boa qualidade da água potável obtida como a vida útil da membrana de OR utilizada. Dada a presença desses armazenadores, essas unidades apresentam um alto custo de operação e manutenção, além de diminuírem a vida útil da planta como um todo. Por outro lado, os sistemas de dessalinização que não utilizam baterias apresentam um baixo custo e uma vida útil maior. Em contrapartida, por não utilizar baterias, a potência entregue ao motor-bomba deve ser controlada, de modo que a membrana não receba uma pressão acima da especificada. Devido a essa restrição, há um potencial de excedente de energia durante a operação do sistema quando a radiação ultrapassa certo nível, que pode ser utilizado no bombeamento de água de um poço, através de um segundo motor-bomba, para armazenamento em um reservatório antes da dessalinização. O presente artigo objetiva analisar o balanço energético de um protótipo de uma unidade de OR acionada por painéis FV sem baterias, em desenvolvimento no Laboratório de Energias Alternativas – LEA da Universidade Federal do Ceará, com a finalidade de estabelecer o gerenciamento eficiente dos dois motores-bomba utilizados. Para efetuar essa análise de balanço de energia, curvas de potências dos motores, do sistema FV e de radiação são traçadas e confrontadas, definindo-se uma solução ideal para o gerenciamento dos dois motores.

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Biografia do Autor

Renato Sampaio Holanda de Oliveira, Universidade Federal do Ceará

Universidade Federal do Ceará, Departamento de Engenharia Elétrica

Paulo Cesar Marques de Carvalho, Universidade Federal do Ceará

Universidade Federal do Ceará, Departamento de Engenharia Elétrica

Tiago Malveira Cavalcante, Centro Federal de Educação Tecnológica do Ceará

Centro Federal de Educação Tecnológica do Ceará, Laboratório de Microcontroladores

Sandro César Silveira Jucá, Centro Federal de Educação Tecnológica do Ceará

Centro Federal de Educação Tecnológica do Ceará, Laboratório de Microcontroladores

Manuel Rangel Borges Neto, Centro Federal de Educação Tecnológica de Petrolina

Centro Federal de Educação Tecnológica de Petrolina, Coordenação de Eletrotécnica

Referências

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Publicado

2008-11-10

Edição

Seção

Anais