UTILIZAÇÃO DA GERAÇÃO FOTOVOLTAICA PARA PROTEÇÃO CATÓDICA DE TORRES DE LINHA DE TRANSMISSÃO

Autores

  • Chigueru Tíba Universidade Federal de Pernambuco
  • Eudes Martins de Oliveira Universidade Federal de Pernambuco
  • José Maurílio da Silva Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento
  • José Felipe André Gomes Wavrik Companhia Hidrelétrica do São Francisco

DOI:

https://doi.org/10.59627/cbens.2008.1553

Palavras-chave:

Energia solar fotovoltaica, Proteção catódica, Linha de transmissão de energia

Resumo

Neste trabalho estudou-se a aplicação da energia solar fotovoltaica como fonte na proteção catódica em grelhas de estruturas metálicas de torres de linha transmissão. Como estudos preliminares referente à necessidade da proteção catódica na estrutura, foram medidas a resistividade do solo, o pH e o potencial natural de corrosão. Após a verificação da necessidade de proteção contra a corrosão o sistema de proteção catódica foi projetada: a corrente a ser impressa bem como um sistema fotovoltaico consorciado com uma bateria foram dimensionadas e a sua monitoração feita mediante um sistema de aquisição de dados.. Para a análise da eficácia do sistema instalado, foi feito uma comparação entre duas torres bem próximas, uma com o sistema de proteção catódica e a outra funcionando como testemunha. Comparando-se as perdas de massas dos testemunhos de aço carbono instalados nas duas torres e com medidas dos potenciais atingidos em função da corrente impressa foi possível demonstrar a eficácia do sistema de proteção catódica . Tal procedimento foi adotado visando demonstrar que o sistema de proteção catódica utilizando como fonte a energia solar fotovoltaica, mantém o potencial dentro da margem considerada satisfatória para inibir o processo de corrosão nas grelhas das estruturas das linhas de transmissão, aumentando assim a sua vida útil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Chigueru Tíba, Universidade Federal de Pernambuco

Departamento de Energia Nuclear da Universidade Federal de Pernambuco

Eudes Martins de Oliveira, Universidade Federal de Pernambuco

Departamento de Energia Nuclear da Universidade Federal de Pernambuco

José Maurílio da Silva, Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento

LACTEC – Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento

José Felipe André Gomes Wavrik, Companhia Hidrelétrica do São Francisco

Companhia Hidro Elétrica do São Francisco –DML- CHESF

Referências

ABNT NBR 6210, Preparo, limpeza e avaliação da taxa de corrosão de corpos -de-prova em ensaios de corrosão - método de ensaio, 1987.

Da Silva, J. M.; Pereira, V.; Leal, M. L.; Experiência da COPEL na manutenção de linhas de transmissão convencionais da região Centro-Sul do Paraná, COPEL/LAC/LACMAT/STSMNP/DOP, 11p

Gentil, V.; Corrosão. Rio de Janeiro: LTC – Livros Técnicos e Científicos Editora, 1994, p. 14-17.

Martins de Oliveira, E.. 2008. Utilização da proteção catódica para sistema de dutos e/ou torres de transmissão mediante geração fotovoltaica, Dissertação de Mestrado, PROTEN, UFPE, Recife.

NACE – International the Corrosion Society; Control of External Corrosion on Underground or Submerged Metallic Piping Systems, RPO169, 2ª ed, Houston, TX, April 1992.

NBR 7117/81 – Medição da resistividade do solo e determinação da estratificação do solo. Recomendação SCM 104 - Técnica de medição de potencial de corrosão em estruturas metálicas enterradas, Setor Elétrico Brasileiro, Grupo Coordenador para Operação Interligada – GCOI ; Informe Técnico nº. 57º R.O.SCM (Subcomitê de manutenção), nov/1994 , 14p.

Tiba, C; Fraidenraich, N.; Barbosa, E. M. S.; Instalação de sistemas fotovoltaicos para residências rurais e bombeamento de água. Recife, Ed. Universitária da UFPE, 1999.

Downloads

Publicado

2008-11-10

Edição

Seção

Anais