UTILIZAÇÃO DA GERAÇÃO FOTOVOLTAICA PARA PROTEÇÃO CATÓDICA DE TORRES DE LINHA DE TRANSMISSÃO
DOI:
https://doi.org/10.59627/cbens.2008.1553Palavras-chave:
Energia solar fotovoltaica, Proteção catódica, Linha de transmissão de energiaResumo
Neste trabalho estudou-se a aplicação da energia solar fotovoltaica como fonte na proteção catódica em grelhas de estruturas metálicas de torres de linha transmissão. Como estudos preliminares referente à necessidade da proteção catódica na estrutura, foram medidas a resistividade do solo, o pH e o potencial natural de corrosão. Após a verificação da necessidade de proteção contra a corrosão o sistema de proteção catódica foi projetada: a corrente a ser impressa bem como um sistema fotovoltaico consorciado com uma bateria foram dimensionadas e a sua monitoração feita mediante um sistema de aquisição de dados.. Para a análise da eficácia do sistema instalado, foi feito uma comparação entre duas torres bem próximas, uma com o sistema de proteção catódica e a outra funcionando como testemunha. Comparando-se as perdas de massas dos testemunhos de aço carbono instalados nas duas torres e com medidas dos potenciais atingidos em função da corrente impressa foi possível demonstrar a eficácia do sistema de proteção catódica . Tal procedimento foi adotado visando demonstrar que o sistema de proteção catódica utilizando como fonte a energia solar fotovoltaica, mantém o potencial dentro da margem considerada satisfatória para inibir o processo de corrosão nas grelhas das estruturas das linhas de transmissão, aumentando assim a sua vida útil.
Downloads
Referências
ABNT NBR 6210, Preparo, limpeza e avaliação da taxa de corrosão de corpos -de-prova em ensaios de corrosão - método de ensaio, 1987.
Da Silva, J. M.; Pereira, V.; Leal, M. L.; Experiência da COPEL na manutenção de linhas de transmissão convencionais da região Centro-Sul do Paraná, COPEL/LAC/LACMAT/STSMNP/DOP, 11p
Gentil, V.; Corrosão. Rio de Janeiro: LTC – Livros Técnicos e Científicos Editora, 1994, p. 14-17.
Martins de Oliveira, E.. 2008. Utilização da proteção catódica para sistema de dutos e/ou torres de transmissão mediante geração fotovoltaica, Dissertação de Mestrado, PROTEN, UFPE, Recife.
NACE – International the Corrosion Society; Control of External Corrosion on Underground or Submerged Metallic Piping Systems, RPO169, 2ª ed, Houston, TX, April 1992.
NBR 7117/81 – Medição da resistividade do solo e determinação da estratificação do solo. Recomendação SCM 104 - Técnica de medição de potencial de corrosão em estruturas metálicas enterradas, Setor Elétrico Brasileiro, Grupo Coordenador para Operação Interligada – GCOI ; Informe Técnico nº. 57º R.O.SCM (Subcomitê de manutenção), nov/1994 , 14p.
Tiba, C; Fraidenraich, N.; Barbosa, E. M. S.; Instalação de sistemas fotovoltaicos para residências rurais e bombeamento de água. Recife, Ed. Universitária da UFPE, 1999.