PROTÓTIPO DE SISTEMA HÍBRIDO EÓLICO-FOTOVOLTAICO

CARACTERÍSTICAS E POSSIBILIDADES DE UTILIZAÇÃO NO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

Autores

  • Felipe Hernández García Centro de Investigaciones de Energía Solar
  • Arno Krenzinger Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Jorge V. Alé Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.59627/cbens.2008.1584

Palavras-chave:

Energia solar e eólica, Sistemas Híbridos, Mapas de Complementaridade

Resumo

Sistemas híbridos eólico-fotovoltaicos constituem uma opção tecnológica que pode contribuir a reduzir as necessidades de energia elétrica no meio rural brasileiro. Este trabalho caracteriza um protótipo de sistema híbrido experimental e analisa os resultados obtidos com sua exploração. O sistema obedeceu a uma configuração de dois barramentos (de CC e CA), contando com geradores de praticamente igual tamanho (em torno de 400 W) e um banco de baterias de 300 Ah, com o que conseguiu satisfazer uma demanda média diária de 2,3 kWh. A partir do monitoramento realizado o vento e a radiação solar foram qualificados, determinando-se seus valores estatísticos, assim como os índices de complementaridade entre ambas fontes energéticas. Estes índices foram comparados com os recolhidos em mapas de complementaridade do Estado do Rio Grande do Sul. Como resultado é oferecido um novo mapa, com a indicação das regiões nas quais as fontes energéticas manifestam similares níveis de complementaridade e nas quais é de se esperar, que sistemas híbridos semelhantes ao protótipo estudado possam oferecer semelhantes prestações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Felipe Hernández García, Centro de Investigaciones de Energía Solar

Centro de Investigaciones de Energía Solar, Departamento de Electrificación

Arno Krenzinger, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Programa de Pós-graduação em Engenharia Mecânica

Jorge V. Alé, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica

Referências

Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), 2002, Atlas de Energia Elétrica do Brasil.

Beluco, A. Souza, P. K. Krenzinger, A., 2003, A complementaridade no tempo entre as energias hidrelétrica e fotovoltaica. Revista Brasileira de Recursos Hídricos, v. 8, n. 1.

García, F. H. Krenzinger, A. Prieb, C. W. M. Alé, J. A. V., 2005, Ferramentas para o monitoramento e controle de sistema híbrido eólico-fotovoltaico. ELETRISUL, Porto Alegre.

García, F. H. Krenzinger, A Alé, J. A. V., 2002, Bancada Experimental para Estudo de Sistemas Híbridos Eólico-Fotovoltaicos. AGRENER, Campinas.

Hecktheuer, L. A. e Krenzinger, A., 2000, Medição da Curva Característica I-V de Módulos Fotovoltaicos. X Congresso Ibérico e V Congresso Ibero-Americano de Energia Solar, São Paulo.

Hecktheuer, L.A., 1997, Sistemas Alternativos para a Eletrificação de Pequenas Propriedades Rurais do Município de Canguçu, Utilizando o Potencial Energético Local, Dissertação de Mestrado, PROMEC, UFRGS, Porto Alegre.

Pianezzola, G. e Krenzinger, A., 2007, Mapas de Complementaridade entre Energia Solar e Eólica para o Estado do Rio Grande do Sul. I Congresso Brasileiro de Energia Solar, Fortaleza.

Pianezzola, G., 2006, Mapas de Complementaridade dos Potenciais Solar e Eólico no Estado do Rio Grande do Sul, Dissertação de Mestrado, PROMEC, UFRGS, Porto Alegre.

Secretaria de Minas, Energia e Comunicações (SEMC), 2002, Atlas Eólico do Estado do Rio Grande do Sul. Southwest Windpower, 1999, Air 403. A nova turbina de 400 watt !. Manual do proprietário. University of Massachusetts (UMASS), College of Engineering, 2000. http://www.ecs.umass.edu

Downloads

Publicado

2008-11-10

Edição

Seção

Anais