PRÉ-DIMENSIONAMENTO DE SISTEMA SOLAR FOTOVOLTAICO PARA O EDIFÍCIO DO FÓRUM DE PALMAS – TO

Autores

  • Elen Oliveira Vianna Universidade de Brasília
  • Marta Adriana Bustos Romero Universidade de Brasília
  • Ricardo Rüther Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.59627/cbens.2008.1592

Palavras-chave:

Arquitetura, Energia Solar, Sistema Solar Fotovoltaico, Energia Elétrica

Resumo

O presente estudo visa à utilização de fontes alternativas de energia aliada à produção arquitetônica contemporânea. Compõe-se pela contextualização da utilização de sistemas solares ativos na arquitetura; seguido pelo estudo de caso do edifício do Fórum de Palmas - TO; e, pelo dimensionamento do Sistema Solar Fotovoltaico integrado ao edifício público em questão. Quanto ao edifício, dados relevantes foram observados, como: área e forma da cobertura, aberturas zenitais; posicionamento geográfico, azimute, latitude; envoltório e área das fachadas; obstruções do entorno; consumo de energia elétrica. Quanto aos cálculos do sistema, verificou-se a inclinação ideal para aquela localidade com a utilização do RADIASOL, programa desenvolvido pela UFRGS, que possibilita a obtenção da radiação solar incidente ao longo de um ano em determinada região baseando-se na latitude local e no angulo de inclinação do painel. Para o cálculo da potência nominal instalada, considerou-se o consumo de energia da edificação, seguido do ganho de radiação solar incidente no plano de arranjo fotovoltaico e do rendimento do sistema. Pcc=(E/Gpoa)/R. Para o cálculo da área necessária ao suprimento da energia consumida, considerou-se a potência nominal instalada e a eficiência do sistema. A=(Pcc/Eff) x 100. E para o cálculo do percentual de contribuição, considerou-se que a energia gerada provém da multiplicação da potência nominal instalada, pela média mensal da radiação solar incidente, pelo rendimento do sistema, e pelos dias do mês. Eg = Pcc x Gpoa x R x 30. Os cálculos realizados para a cobertura serão também considerados para as fachadas. Com esta metodologia, busca-se calcular diversas possibilidades de painéis fotovoltaicos, sendo que o principal objetivo é gerar energia elétrica a partir da utilização da energia solar, avaliando-se ao longo do estudo, a contribuição do sistema ao consumo da energia elétrica convencional. E complementando a abordagem, propõe-se a verificação parcial da viabilidade econômica do sistema.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elen Oliveira Vianna, Universidade de Brasília

Programa de Pesquisa e Pós-Graduação. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo. Universidade de Brasília.

Marta Adriana Bustos Romero, Universidade de Brasília

Universidade de Brasília, LASUS – Laboratório de Sustentabilidade na Arquitetura e Urbanismo.

Ricardo Rüther, Universidade Federal de Santa Catarina

Universidade Federal de Santa Catarina, LABSOLAR e LABEEE – Laboratório de Energia Solar & Laboratório de Eficiência Energética em Edificações.

Referências

BUSTOS ROMERO, Marta Adriana Bustos. A arquitetura bioclimática do espaço público. Editora Universidade de Brasília. Brasília, 2001.

CRESESB. Energia solar - princípios e aplicações. Disponível em: <http://www.cresesb.cepel.br>. Acesso em: 15/02/2008.

CRESESB. Manual de Engenharia para Sistemas Fotovoltaicos. Edição Especial. PRC – PRODEEM 2004. Rio de Janeiro, 1999.

ROAF, Susan; FUENTES, Manuel; THOMAS, Stephanie; tradução SALVATERRA, Alexandre. Ecohouse: a casa ambientalmente sustentável. 2ª Edição. Ed. Bookman. Porto Alegre, 2006.

RÜTHER, R. Edifícios Solares Fotovoltaicos: o potencial da geração fotovoltaica integrada a edificações urbanas e interligada à rede elétrica pública no Brasil: Editora UFSC/LABSOLAR. Florianópolis, 2004.

SALAMONI, I.; RUTHER, R.; KNOB, P.; ZOMER, C.; DINIZ, C. S. A. O Potencial dos Sistemas Fotovoltaicos Integrados à Edificação e Interligados à Rede Elétrica: Dois estudos de caso. In: 10° Encontro Nacional de Tecnologia no Ambiente Construído (ENTAC). São Paulo, 2004.

UFRGS. Radiasol. Porto Alegre, 2002. Disponível em: <http://www.mecanica.ufrgs.br/geste/>. Acesso em: Fevereiro de 2008. ‘www.googleearth.com.br. Acesso em 23 de abril de 2008 às 10:26 hs.

Downloads

Publicado

2008-11-10

Edição

Seção

Anais