A PRODUÇÃO DE ELETRICIDADE COM SISTEMAS FOTOVOLTAICOS CONECTADOS À REDE

BARREIRA ECONOMICA, PONTOS DE CONEXÃO E MECANISMOS DE INCENTIVO

Autores

  • Ricardo da Silva Benedito Universidade de São Paulo
  • Wilson Negrão Macedo Universidade Federal do Pará
  • Roberto Zilles Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.59627/cbens.2008.1594

Palavras-chave:

Sistemas Fotovoltaicos, Geração Distribuída, Mecanismos de Incentivo

Resumo

O principal objetivo desse trabalho é contribuir para a discussão da paridade tarifária entre as energias fornecidas pelo sistema elétrico convencional e por Sistema Fotovoltaico Conectado à Rede (SFCR). Para isso foram criados alguns cenários que permitem, a partir de uma avaliação econômica, constatar que o momento o qual se vislumbra a paridade entre a tarifa praticada junto ao consumidor final e o kWh fotovoltaico não está tão distante e não ocorrerá uniformemente no Brasil. Nos três casos estudados, o tempo mínimo para a equiparação é de 12 anos e o tempo máximo é de 23 anos. Contudo a paridade poderá ocorrer antes de 12 anos para diversas localidades não consideradas nesse estudo. O trabalho também aborda a influência da carga tributária incidente na importação de componentes sobre o custo de geração fotovoltaico no Brasil e discute as diferentes formas de incentivo à disseminação dos SFCR.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ricardo da Silva Benedito, Universidade de São Paulo

Programa Interunidades de Pós-Graduação em Energia da Universidade de São Paulo.

Wilson Negrão Macedo, Universidade Federal do Pará

Grupo de Estudos e Desenvolvimento de Alternativas Energéticas da Universidade Federal do Pará

Roberto Zilles, Universidade de São Paulo

Instituto de Eletrotécnica e Energia, Universidade de São Paulo

Referências

Cervantes, R. Mecanismos Regulatórios, Tarifários e Econômicos na Geração Distribuída: O caso dos Sistemas Fotovoltaicos Conectados à Rede. Campinas, 2002. Dissertação (Mestrado) – Comissão de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica, Faculdade de Engenharia Mecânica da Universidade Estadual de Campinas.

Lorenzo, E. 2002. La energía que producen los sistemas fotovoltaicos conectados a la red: el mito del 1300 y “el cascabel del gato”, Era Solar, n. 107, pp. 22-28.

MINISTERIO DE ECONOMÍA. REAL DECRETO 436-2004, de 12 de marzo, por el que se establece la metodología para la actualización y sistematización del régimen jurídico y económico de la actividad de producción de energía eléctrica en régimen especial. Espanha - Boletín Oficial Del Estado BOE N 0 75, 2004.

INTERNATIONAL ENERGY AGENCY (IEA). TRENDS IN PHOTOVOLTAIC APPLICATIONS, Survey report of selected IEA countries between 1992 and 2006. Switzerland - Photovoltaic Power Systems Programme, 2007.

Downloads

Publicado

2008-11-10

Como Citar

Benedito, R. da S., Macedo, W. N., & Zilles, R. (2008). A PRODUÇÃO DE ELETRICIDADE COM SISTEMAS FOTOVOLTAICOS CONECTADOS À REDE: BARREIRA ECONOMICA, PONTOS DE CONEXÃO E MECANISMOS DE INCENTIVO. Anais Congresso Brasileiro De Energia Solar - CBENS. https://doi.org/10.59627/cbens.2008.1594

Edição

Seção

Anais