IMPLANTAÇÃO DA ESTAÇÃO SOLARIMÉTRICA DE NATAL-RN
DOI:
https://doi.org/10.59627/cbens.2008.1602Palavras-chave:
radiação solar, estação solarimétrica, coleta e difusão de dadosResumo
A união de esforços entre a Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN, Universidade Federal de Campina Grande – UFCG, Universidade Federal de Alagoas - UFAL e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - INPE, com apoios da Agência Financiadora de Projetos e Pesquisas – FINEP e da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, tornou possível a implementação da Estação Solarimétrica de Natal-RN em 2007. Inicialmente apenas parte de um projeto de pesquisa sobre eficiência energética de sistemas construtivos, a estação cresceu em importância e atualmente conquistou autonomia, constituindo um projeto independente com outros projetos de pesquisa agregados. No presente trabalho são apresentados as etapas de sua implantação, o estágio atual e as perspectivas para o futuro.
Downloads
Referências
Goldemberg, J., Villanueva, L. D., 2003. Energia, meio ambiente e desenvolvimento. São Paulo, EDUSP, 225 p.
Pereira, E. B., Martins, F.R., Abreu, S.L. e Rüther, R., 2006. Atlas brasileiro de energia solar. S.J. Campos, INPE, 60 p.
Tevini, M., 1993. UV-B radiation and ozone depletion: effects on humans, animals, plants, microorganisms and materials. Boca Raton, Lewis Publishers, 248 p