SISTEMA AUTOMATIZADO DE TESTES DE COLETOR SOLAR PLANO

Autores

  • Wesley de Almeida Souto Universidade Federal da Paraíba, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia
  • Douglas Bressan Riffel Universidade Federal de Sergipe
  • Francisco Antônio Belo Universidade Federal de Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.59627/cbens.2010.1621

Palavras-chave:

Sistema automatizado, Coletor solar plano, Aquisição de dados

Resumo

Este trabalho apresenta um sistema automatizado de levantamento de desempenho de coletor solar plano, baseado em recomendações da NBR-10184-1988. Foram projetadas e implementadas unidades de refrigeração e de aquecimento de líquido, as quais proporcionaram os ajustes dos valores de temperatura do líquido circulante. A vazão mássica do sistema foi controlada por um conversor de freqüência que atuou sobre um conjunto motor-bomba a partir de uma calibração de vazão versus tensão e temperatura versus tensão. Nesse sistema, interfaces gráficas informam em tempo real valores de temperatura da água, temperatura do ar ambiente, vazão do sistema e o estado dos atuadores acionados por relés de estado sólido. Para validação do sistema utilizou-se um coletor solar de 1,7 m2, com superfície de absorção de alumínio e cobertura de vidro. Os dados, amostrados através de duas placas de aquisição de dados de 12 bits em conjunto com todo sistema de instrumentação, revelaram os seguintes parâmetros da curva característica resultante: 0,61 para FR(τα) e 6,64 W/m2°C para FR(UL).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wesley de Almeida Souto, Universidade Federal da Paraíba, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia

Universidade Federal da Paraíba – UFPB/Inst. Fed. de Ed., Ciência e Tecnologia da Bahia - IFBA

Francisco Antônio Belo, Universidade Federal de Paraíba

Universidade Federal de Paraíba, Departamento de Engenharia Mecânica

Referências

ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas. NBR 10184-1988: Coletores solares planos para líquidos: determinação do rendimento térmico. Rio de Janeiro, 1988.

ABRAVA - Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento. Disponível em: <http://www.abrava.com.br>. Acesso em: 20/10/05.

ASHRAE. American Society of Heating, Refrigeration and Air Conditionig Engineers.Disponível em: <http://www.ashrae.org > acessado em: 15/08/2006.

Dossat, R. J., 2004. Princípios de refrigeração. Editora Hemus, São Paulo.

Duffie, J.A.; Beckman, W.A. , 1991. Solar Engineering of Thermal Processes. 2ª Ed. New York: John Wiley & Sons.

Incropera, F.P., De Witt, D.P., 2003. Fundamentos de Transferência de Calor e de Massa. 5ª ed. RJ, Ed LTC.

National Instruments, 2003., LabVIEW User Manual, April 2003. Edition. by National Instruments Corporation.

Rodrigues, W., 2007. Critérios para o uso Eficiente de Inversores de Freqüência em Sistemas de Abastecimento de Água. Tese de Doutorado, FEC/UNICAMP, Campinas, SP,Brasil.

Pereira, E. M. D.; Mesquita, L. C. S. , 2003, O Programa Brasileiro de Etiquetagem de Coletores Solares Planos. Disponível em: <http://www.inmetro.gov.br> Acesso:dez/2003.

Souto, W.A., Nascimento, E.J.J., Belo, F.A., 2008. Instrumentation of a system of refrigeration of liquids. Proceedings of ENCIT 2008, 12th Brazilian Congress of Thermal Engineering and Sciences., November 10-14, 2008, Belo Horizonte, MG.

Souto, W.A., 2009. Desenvolvimento de um sistema automatizado de levantamento de desempenho de coletor solar plano. Tese de Doutorado, PPGEM/UFPB, João Pessoa, PB, Brasil.

Downloads

Publicado

2010-10-21

Edição

Seção

Anais