PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO NA PÓS GRADUAÇÃO STRICTO SENSU BRASILEIRA SOBRE BIODIESEL
DOI:
https://doi.org/10.59627/cbens.2008.1638Palavras-chave:
Biodiesel, Programas Governamentais, Produção do ConhecimentoResumo
Estudo de natureza bibliográfica que objetivou analisar a produção do conhecimento brasileiro sobre o biodiesel presente em dissertações e teses no site da CAPES. A metodologia, de caráter quantitativo, priorizou a análise das seguintes variáveis: o ano da primeira publicação de dissertação/tese na área de biodiesel no Brasil, a Instituição de Ensino Superior (IES) que mais contribuiu com as produções, o Programa de Pós-Graduação que desenvolveu pesquisas para a construção do conhecimento na área de biodiesel, a região geográfica de concentração destas produções, o órgão que financiou estas pesquisas e suas relações com os programas governamentais na área. Os resultados evidenciam que os estudos sobre biodiesel iniciaram-se em 2001, que eles foram produzidos principalmente pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, estando concentrados no Programa de Pós-Graduação de Química, oriundos da região Sudeste e com financiamento da CAPES. Concluiu-se que a produção deste conhecimento acompanhou o desenvolvimento e as necessidades de novas energias alternativas para mudança da matriz energética brasileira, assim como as iniciativas e programas governamentais na área de biocombustíveis.
Downloads
Referências
AGÊNCIA NACIONAL DE PETRÓLEO, GÁS NATURAL E BIOCOMBUSTÍVEIS (ANP). Dados Estatísticos. Disponível em: http://www.anp.gov.br. Capturado em 15 de maio de 2006.
COSTA NETO, Pedro Ramos da. Obtenção de Ésteres Alquilícos (Biodiesel) por Via Enzimática a partir do Óleo de Soja. Tese de Doutorado. Florianópolis: Programa de Pós-Graduação em Química, Universidade Federal de Santa Catarina, 2002.
LEITE, Antônio Dias. A Energia do Brasil. Rio de Janeiro: Nova Fronteira,1997.
PLÁ, Juan Algorta. Perspectivas do Biodiesel no Brasil. Indicadores Econômicos FEE, Porto Alegre, v. 30, n. 02, set. 2002. p. 179-190.
PROGRAMA NACIONAL DE PRODUÇÃO E USO DO BIODIESEL (PNPB). Biodiesel: o novo combustível do Brasil. Disponível em: http://www.biodiesel.gov.br. Capturado em 13 de maio de 2006.
RABELO, Ivan Darwiche. Estudo de Desempenho de Combustíveis Convencionais Associados a Biodiesel obtido pela Transesterificação de Óleo usado em Fritura. Dissertação de Mestrado. Curitiba: Programa de Pós-Graduação em Tecnologia, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, 2001.
TOLMASQUIM, Maurício Tiomno. Fontes de Energia Renováveis no Brasil. Rio de Janeiro: Interciência, 2003.