ANÁLISE DE DESEMPENHO DE MODELAGEM DE PAINEL FOTOLTAICO SOB VARIAÇÃO DE TEMPERATURA E ILUMINAÇÃO E DETERMINAÇÃO DE PONTO DE MÁXIMA POTÊNCIA

Autores

  • Paulo Irineu Koltermann Universidade Federal do Mato Grosso do Sul
  • Rhasla Ramos Abrão Universidade Federal do Mato Grosso do Sul
  • Valmir Machado Pereira Universidade Federal do Mato Grosso do Sul
  • Jéferson Meneguin Ortega Universidade Federal do Mato Grosso do Sul
  • Ruben Barros de Godoy Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.59627/cbens.2010.1664

Palavras-chave:

Energia Fotovoltaica, Modelagem e Simulação, Ponto de máxima potência

Resumo

Este trabalho apresenta a modelagem de uma célula fotovoltaica, baseada na equação do diodo Shockley, considerando a influência da irradiação solar e temperatura na performance de operação da mesma. O modelo consiste de uma fonte de corrente, um diodo com uma resistência em paralelo e uma resistência série. A metodologia usada consiste na determinação das equações do modelo e solução numérica utilizando o Método de Newton-Raphson para obtenção das curvas de corrente e tensão e efetuado a comparação com as curvas de um painel de 150 W, fornecidas pelo fabricante. Adicionalmente foi determinado o ponto de operação de potência máxima utilizando o algoritmo de perturbação e observação (P&O) e efetuado simulação para análise da variação do ponto de máxima potência com a temperatura e irradiação. As simulações apresentaram resultados satisfatórios, quando comparadas com as curvas do fabricante. Os resultados dos estudos contribuem para a melhoria da análise da performance do modelo e como referências aos usuários e projetistas de sistemas de geração fotovoltaicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo Irineu Koltermann, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, Departamento de Engenharia Elétrica

Rhasla Ramos Abrão, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, Departamento de Engenharia Elétrica

Valmir Machado Pereira, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, Departamento de Engenharia Elétrica

Jéferson Meneguin Ortega, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, Departamento de Engenharia Elétrica

Ruben Barros de Godoy, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, Departamento de Engenharia Elétrica

Referências

Büher, A. J. , Krenzinger (2006), A. Análise de curvas características sem iluminação como ferramenta para determinação de parâmetros fotovoltaicos. Avances em Energias Renovables y Médio Ambiente. Vol. 10, 2006, impresso em la Argentina. ISSN 0329-5184.

Seguel, J. I. L. (2009). Projeto de um Sistema Fotovoltaico Autônomo de suprimento de energia usando técnica MPPT e controle digital. Dissertação de mestrado, UFMG, Belo Horizonte-MG, 2009.

Benatiallah A. Mostefaoui R., Boubekri M. (2005) A co mparison of Simplified and Statistical Methods of Sizing Photovoltaic Installation for a Remote Dwelling in the Saharan Region. Journal of the Human-Environmental System.

Egido M. y Lorenzo E. (1992). The Sizing of Stand Alone PV-Systems: a Review and a proponed New Method. Solar Energy Materials and Solar Cells. No 26, pp. 51-69.

Pacheco, J. P. ; Gules, R. (2009). Otimização da energia gerada por painéis solares fotovoltaicos em sistemas isolados da rede elétrica. I Mostras Anual de Pesquisa e Pós-Graduação do CPGEI, Curitiba - PR

Posadillo R. e López Luque R. (2008). Approaches for developing a sizing method for stand-alone systems with variable demand. Renewable Energy, no 33, pp. 1037-1048.

Palz, W. Energia Solar e Fontes Alternativas. São Paulo: Hemus, 1995

Downloads

Publicado

2010-10-21

Edição

Seção

Anais