ANÁLISE DE DESEMPENHO DE MODELAGEM DE PAINEL FOTOLTAICO SOB VARIAÇÃO DE TEMPERATURA E ILUMINAÇÃO E DETERMINAÇÃO DE PONTO DE MÁXIMA POTÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.59627/cbens.2010.1664Palavras-chave:
Energia Fotovoltaica, Modelagem e Simulação, Ponto de máxima potênciaResumo
Este trabalho apresenta a modelagem de uma célula fotovoltaica, baseada na equação do diodo Shockley, considerando a influência da irradiação solar e temperatura na performance de operação da mesma. O modelo consiste de uma fonte de corrente, um diodo com uma resistência em paralelo e uma resistência série. A metodologia usada consiste na determinação das equações do modelo e solução numérica utilizando o Método de Newton-Raphson para obtenção das curvas de corrente e tensão e efetuado a comparação com as curvas de um painel de 150 W, fornecidas pelo fabricante. Adicionalmente foi determinado o ponto de operação de potência máxima utilizando o algoritmo de perturbação e observação (P&O) e efetuado simulação para análise da variação do ponto de máxima potência com a temperatura e irradiação. As simulações apresentaram resultados satisfatórios, quando comparadas com as curvas do fabricante. Os resultados dos estudos contribuem para a melhoria da análise da performance do modelo e como referências aos usuários e projetistas de sistemas de geração fotovoltaicos.
Downloads
Referências
Büher, A. J. , Krenzinger (2006), A. Análise de curvas características sem iluminação como ferramenta para determinação de parâmetros fotovoltaicos. Avances em Energias Renovables y Médio Ambiente. Vol. 10, 2006, impresso em la Argentina. ISSN 0329-5184.
Seguel, J. I. L. (2009). Projeto de um Sistema Fotovoltaico Autônomo de suprimento de energia usando técnica MPPT e controle digital. Dissertação de mestrado, UFMG, Belo Horizonte-MG, 2009.
Benatiallah A. Mostefaoui R., Boubekri M. (2005) A co mparison of Simplified and Statistical Methods of Sizing Photovoltaic Installation for a Remote Dwelling in the Saharan Region. Journal of the Human-Environmental System.
Egido M. y Lorenzo E. (1992). The Sizing of Stand Alone PV-Systems: a Review and a proponed New Method. Solar Energy Materials and Solar Cells. No 26, pp. 51-69.
Pacheco, J. P. ; Gules, R. (2009). Otimização da energia gerada por painéis solares fotovoltaicos em sistemas isolados da rede elétrica. I Mostras Anual de Pesquisa e Pós-Graduação do CPGEI, Curitiba - PR
Posadillo R. e López Luque R. (2008). Approaches for developing a sizing method for stand-alone systems with variable demand. Renewable Energy, no 33, pp. 1037-1048.
Palz, W. Energia Solar e Fontes Alternativas. São Paulo: Hemus, 1995